Câmara de Itatiaia terá a primeira mulher presidente

Câmara de Itatiaia terá a primeira mulher presidente

Itatiaia/RJ – A Câmara de Vereadores terá pela primeira vez uma mulher à frente da presidência. A vereadora, Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino (PMDB) foi eleita presidente da mesa diretora para o 2º biênio, exercício 2019/2020.  A Chapa única encabeçada por Andréa do Dilino obteve oito votos a favor, dois ausentes e um contra. A votação aconteceu, na noite de quinta-feira (21), durante sessão ordinária no plenário Doutor Walter Martins Moreira. Além de Andréa, a nova mesa diretora também é composta pelo1° vice-presidente, João Márcio Albino da Silva (PRB); 2° vice-presidente, Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho (PRB); 1° secretário, Eduardo de Almeida Pereira, o Dudu Pereira (PMDB) e 2° secretário, José Adelson Rodrigues de Oliveira, o Toroca (PSB).

O atual presidente, Vander Leite Gomes (PMDB), esclareceu que a eleição da mesa diretora para o segundo biênio do Legislativo pode ser realizada, de acordo com a Resolução 386 de 05 de dezembro de 2017, que institui o Regimento Interno da Câmara de Vereadores. “Esta resolução determina que a renovação da mesa diretora se realizará no período compreendido entre 1º de abril da primeira sessão legislativa até a última sessão em que expira o mandato da mesa diretora eleita no início da legislatura”, explicou Vander.

A vereadora Andréa, que está no seu segundo mandato, manifestou que está preparada para assumir a presidência da Câmara de Vereadores e com a ajuda de seus pares vai trabalhar em prol da população e do desenvolvimento do município. “Minha gratidão a Deus em primeiro lugar que sempre me honrou e me permitiu continuar essa caminhada mesmo em meio a tantas dificuldades. Aos meus familiares e aos munícipes de Itatiaia, que me elegeram para o meu segundo mandato e aos meus colegas que acabaram de me eleger para representar o Poder Legislativo no segundo biênio. Com isso, renovo meu compromisso de bem servir ao povo itatiaiense. Estou ciente de que, na qualidade de vereador escolhido democraticamente pelo voto popular, me cabe assegurar a continuidade do compromisso de transformar a Câmara Municipal no centro das grandes decisões em prol do cidadão que aqui vive.

Andréa, manifestou ainda, que ao ser eleita presidente da Câmara Municipal, vi em meus nobres colegas, a confiança a mim creditada nas urnas”, discursou a vereadora, acrescentando que vai tentar buscar a unanimidade em prol da harmonia na Câmara Municipal. “Vamos buscar a concordância, esse é um processo que temos obrigação de procurar chegar no dia 1º de janeiro de 2019, com a Casa toda unida. Nasceu de raízes e hoje nós estamos aqui, colhendo os frutos de um trabalho, de um debate longo, sem cor partidária, sem nenhuma outra discussão que não fosse de trazer para Câmara uma nova realidade”, afirmou.

Ao ser eleita a primeira mulher a frente da presidência terá mais muito mais responsabilidade com a coisa pública. “Uma vez que me outorgam poderes de administração, cuja seriedade e experiência trago da minha vida privada. A presidência da Câmara Municipal, sob meu comando, em comprimento ao princípio democrático, estará de prontidão e receptiva aos anseios da população, garantindo- lhe a participação popular e o livre exercício do direito de cidadania”, ressaltou a vereadora, destacando o avanço feminino no município nos últimos anos. “A mulher vence a cada dia um preconceito.  Eu vejo com muita positividade Itatiaia receber pela primeira vez na Câmara Legislativa uma mulher como presidente e me comprometo a empenhar ainda mais para que a Câmara se torne realmente um centro de busca ao melhor pelo munícipio de Itatiaia”, encerrou.

UVB - União dos Vereadores do Brasil