Congresso marca a retomada pelo fortalecimento do legislativo em Sergipe

Congresso marca a retomada pelo fortalecimento do legislativo em Sergipe

O I Congresso Sergipano de Vereadores, que encerrou na sexta-feira (8), teve a participação do analista do Ministério Público da União e professor universitário, Dr. Alex Miranda Soares, que realizou uma palestra muito interessante sobre um tema que é muito atual: A Judicialização dos Atos Legislativos, que abordou a participação do STF nas decisões que seriam políticas e que o estado através do judiciário está cada vez mais presente na vida do país. Dr. Alex, também apresentou um caso exemplificando, onde o legislativo derrubou uma decisão do STF, através de lei, que foi a liberação da vaquejada como pratica esportiva e cultural.

Após a vereadora da cidade de Valente/BA, Mabel Amaral Oliveira, falou de sua experiência como vereadora, mesmo que no primeiro mandato, que procura fazer a diferença no legislativo municipal, com ações e propostas que visam melhorar a cidade do cidadão. Mabel também se reportou de um projeto que está elaborando que foi batizado de EduCâmara, que visa levar a pratica legislativa para as escolas do município. A vereadora baiana também colocou que a participação da mulher é fundamental para a retomada da cidadania, com determinação, garra e que as mulheres devem fazer parte da política e da sociedade, falou ainda, do empoderamento da mulher e sua atuação para ajudar a melhora a política como um todo. Encerrando sua participação a vereadora de Valente, manifestou que acredita num país mais ético e menos corrupto e com mais dignidade ao cidadão.

Após, o presidente da UVB, Gilson Conzatti, fez seu pronunciamento de encerramento, onde anunciou que nos dias 28, 29 e 30 de março de 2018, a UVB, junto com a UVCS e associações regionais de vereadores, realizarão três encontros regionais de formação legislativa em Sergipe, a seguir a presidente da UVCS, Maria Ivânia da Silva– Ledinha, agradeceu a participação de  todos e em especial, ao apoio do coordenador pedagógico, Eduardo Requião que não mediu esforços para a realização do Congresso.

Veja as fotos do dia:

UVB - União dos Vereadores do Brasil