Alunos se tornam ‘vereadores por um dia’ em Cacoal, RO

Alunos se tornam ‘vereadores por um dia’ em Cacoal, RO

Projeto ‘De olho na Câmara’ levou para alunos do 8° ano de uma escola. Vereadores mirins tiveram três minutos para defender os projetos.

ito alunos da Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda, de Cacoal (RO), tiveram a oportunidade de serem vereadores por um dia. O projeto ‘De olho na Câmara’ levou para dentro da Câmara de Vereadores na sexta-feira (18) a turma do 8° ano para verem de fato o trabalho legislativo. A ideia é que, pelo menos, duas escolas visitem a câmara por mês.

Logo que chegaram na Câmara os alunos foram conhecer as dependências do prédio e em seguida ouviram uma palestra sobre o trabalho do legislador, que foi ministrada por um funcionário que trabalha no local há 34 anos.

Após se familiarizarem com o ambiente, os oito alunos previamente escolhidos pelos professores ocuparam os lugares no plenário para participarem de simulação de sessão legislativa, onde os alunos foram vereadores mirins e tiveram três minutos para discursar e defender os projetos.

Paulo Samuel teve 3 minutos para apresentar projeto (Foto: Magda Oliveira/G1)

Paulo Samuel teve 3 minutos para apresentar projeto (Foto: Magda Oliveira/G1)

Um dos escolhidos foi o aluno Paulo Samuel, de 14 anos. O garoto contou que antes do projeto não sabia de fato qual era o trabalho do vereador, mas agora pode perceber que o trabalho é de fiscalização.

Durante os três minutos de pronunciamento, o garoto defendeu um projeto de acessibilidade.

“Eu tenho vários amigos cegos. Com necessidades especiais e eles sempre reclamam que nos ônibus não existem pessoas para dar o suporte que eles precisam, então eu vou apresentar um projeto para que nos ônibus sejam implantados monitores”, disse o garoto.

Para o vereador Pedro Rabelo, idealizador do projeto, a ideia principal é criar nos alunos uma visão do que é o poder legislativo.

Alunos acompanharam projeto na Câmara (Foto: Magda Oliveira/G1)

Alunos acompanharam projeto na Câmara (Foto: Magda Oliveira/G1)

“Eles aprenderão qual o papel do vereador, qual a função, o que é um projeto de lei, para eles poderem filtrar e trabalhar a cidadania, civismo, conhecer quem são os vereadores e que consigam escolher seus representantes”, disse o vereador.

Além dos alunos, a sessão legislativa simulada também contou com a participação de quatro vereadores eleitos.

Fonte: G1

UVB - União dos Vereadores do Brasil