Projeto ‘De olho na Câmara’ levou para alunos do 8° ano de uma escola. Vereadores mirins tiveram três minutos para defender os projetos.
ito alunos da Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda, de Cacoal (RO), tiveram a oportunidade de serem vereadores por um dia. O projeto ‘De olho na Câmara’ levou para dentro da Câmara de Vereadores na sexta-feira (18) a turma do 8° ano para verem de fato o trabalho legislativo. A ideia é que, pelo menos, duas escolas visitem a câmara por mês.
Logo que chegaram na Câmara os alunos foram conhecer as dependências do prédio e em seguida ouviram uma palestra sobre o trabalho do legislador, que foi ministrada por um funcionário que trabalha no local há 34 anos.
Após se familiarizarem com o ambiente, os oito alunos previamente escolhidos pelos professores ocuparam os lugares no plenário para participarem de simulação de sessão legislativa, onde os alunos foram vereadores mirins e tiveram três minutos para discursar e defender os projetos.
Paulo Samuel teve 3 minutos para apresentar projeto (Foto: Magda Oliveira/G1)
Um dos escolhidos foi o aluno Paulo Samuel, de 14 anos. O garoto contou que antes do projeto não sabia de fato qual era o trabalho do vereador, mas agora pode perceber que o trabalho é de fiscalização.
Durante os três minutos de pronunciamento, o garoto defendeu um projeto de acessibilidade.
“Eu tenho vários amigos cegos. Com necessidades especiais e eles sempre reclamam que nos ônibus não existem pessoas para dar o suporte que eles precisam, então eu vou apresentar um projeto para que nos ônibus sejam implantados monitores”, disse o garoto.
Para o vereador Pedro Rabelo, idealizador do projeto, a ideia principal é criar nos alunos uma visão do que é o poder legislativo.
Alunos acompanharam projeto na Câmara (Foto: Magda Oliveira/G1)
“Eles aprenderão qual o papel do vereador, qual a função, o que é um projeto de lei, para eles poderem filtrar e trabalhar a cidadania, civismo, conhecer quem são os vereadores e que consigam escolher seus representantes”, disse o vereador.
Além dos alunos, a sessão legislativa simulada também contou com a participação de quatro vereadores eleitos.
Fonte: G1