Jovens vereadores têm missão de divulgar ID Jovem nas cidades

Jovens vereadores têm missão de divulgar ID Jovem nas cidades

Entidade foi convidada para participar de lançamento do programa no final do mês passado e agora trabalha na divulgação

RIO DE JANEIRO/SUL FLUMINENSE

Criada em maio deste ano, a União dos Jovens Vereadores do Estado do Rio de Janeiro (Ujoverj) teve sua primeira grande ação. A entidade foi convidada pela Secretaria Nacional da Juventude e Superintendência de Estado de Juventude para participar no final do mês passado do lançamento do programa ID Jovem. Os integrantes da Ujoverj têm a missão de divulgar a iniciativa em suas respectivas cidades.

O presidente da Ujoverj, o vereador de Resende, Renan Marassi (PPS) garantiu que esse programa será muito importante para jovens do estado. “Como representantes da população, principalmente dos jovens, precisamos fazer essa divulgação. Os jovens devem procurar os Centros de Referência e Assistência Social (Cras) das cidades e fazer a inscrição”, contou.

O ID Jovem é uma plataforma do governo federal que vai beneficiar mais de 800 mil jovens  no estado do Rio com meia-entrada em show, jogos de futebol e outros espetáculos esportivos. São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.​​ Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens. O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre cidades ou dentro do município. Podem ser beneficiados jovens de 15 a 29 anos de baixa renda. O presidente da Ujoverj estima que na região serão 150 mil jovens beneficiados.

O vereador explicou que depois do cadastro nos Cras será gerado um Número de Identificação Social e o jovem já pode usufruir do serviço entrando no site do ID Jovem (http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx).

O lançamento do ID Jovem ocorreu no final do mês e o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) assinou o decreto criando o Comitê Estadual de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem, já publicado no Diário Oficial. A partir do dia 8 de agosto, 16 escolas estaduais vão cadastrar os jovens no ID Jovem. “Começaremos pela capital, mas não ficaremos só aqui, Vamos fazer isso em todos os municípios”, garantiu o secretário de Estado de Educação, Wagner Victor.

AÇÕES DA UJOVERJ

O presidente da Ujoverj disse que os jovens vereadores do estado estão fazendo a divulgação do programa em suas cidades. “Podemos dizer que essa é a nossa primeira ação. Agora, montaremos um planejamento estratégico das ações agora neste segundo semestre para colocarmos em prática todos os objetivos da Ujoverj”, contou Renan Marassi.

Fazem parte da diretoria oito jovens vereadores de 18 a 35 anos. A Ujoverj já está fundada, com seu estatuto registrado. Após o planejamento elaborado, será iniciada ainda a campanha para filiação. Estima-se que existam no estado 150 jovens vereadores.

Não apenas os jovens podem se associar. A Ujoverj criou três tipos de sócios: os efetivos, que são os jovens vereadores de 18 a 35 anos; os beneméritos, pessoas que tenham prestado algum tipo de serviço relevante para união ou feito algum trabalho de destaque para a juventude; e os sócios participantes, que são membros das câmaras que desejam fazer parte da associação.

 

Fonte: A VOZ DA CIDADE

UVB - União dos Vereadores do Brasil