Vereadores de Cubatão pedem melhorias em viaduto
— 03/08/2017Obra que deveria desafogar o tráfego, tornou-se um transtorno e isolou 30 mil moradores do Jardim Casqueiro
Vereadores de Cubatão retomam neste mês a discussão sobre os maus resultados decorrentes da construção do novo Viaduto Rubens Paiva, entre 2014 e 2016, atribuídos ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A obra, que deveria desafogar o tráfego, tornou-se um transtorno e isolou 30 mil moradores do Jardim Casqueiro e adjacências, diz o vereador Toninho Vieira (PSDB).
O tucano preside uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que busca, agora, apurar dificuldades de acesso direto às pistas Norte e Sul da Via Anchieta por um quarto dos 128 mil habitantes da Cidade.
Conforme acusações feitas pelo Governo Marcia Rosa (PT), no período final da construção, o DER alterou o projeto do viaduto para atender a uma reivindicação da população do bairro.
“A função do novo viaduto seria facilitar os acessos. Mas acabou se tornando o grande dificultador, pelo risco de deixar ilhadas – caso aconteça algum problema que isole ruas naquela região – pessoas que residem no Jardim Casqueiro, Ponte Nova, Parque São Luiz e Jardim Caraguatá”, avalia Vieira.
O vereador lembra que o viaduto teve seu projeto inicial modificado porque os moradores do bairro não aceitaram a inclusão de um acesso, denominado “rabo de dragão”, que se estenderia até a Avenida Joaquim Jorge Peralta. Havia o receio de que essa alça pudesse servir de refúgio para consumo de drogas e a prática de crimes.
O resultado desse confuso sistema levou a Prefeitura a usar o viaduto antigo, paralelo ao atual, em mão única no sentido Centro-Casqueiro, isolando o Jardim Casqueiro e obrigando caminhões procedentes do sentido norte das rodovias a fazer manobras arriscadas, utilizando a via marginal, para atingir a Anchieta.
Toninho Vieira quer alternativas viárias que facilitem o acesso aos moradores desses bairro e, na defesa dessa reivindicação, afirma ter obtido apoio do deputado federal João Paulo Papa (PSDB) – que facilitará uma reunião de vereadores com o secretário Estadual de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço, e com diretores do DER, da Ecovias (concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes) e da Agência Reguladora de Transporte do Estado (Artesp).
Integrante da comissão, o vereador Sérgio Augusto de Santana, o Sérgio Calçados (PPS), também defende estudos para melhorar os acessos ao Anel Viário Luiz Antonio Veiga Mesquita, que parte das rodovias Anchieta, Padre Manuel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni no sentido do Polo Industrial. O trecho sob o viaduto – no Parque das Primaveras, na Vila Elizabeth e na Avenida Giusfredo Santini – está em péssimo estado de conservação.
Fonte: A TRIBUNA