Após acidentes, vereadores de Juiz de Fora pedem audiência pública para discutir falhas em caminhões do Demlurb
— 26/06/2017Desde maio, foram registradas quatro ocorrências envolvendo veículos do departamento. Demlurb informou que vai se posicionar quando reunião for marcada.
s recentes acidentes envolvendo caminhões do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) em Juiz de Fora preocuparam os vereadores Roberto Cupolilo (PT) e Adriano Miranda (PHS), que fizeram um pedido conjunto para uma audiência pública para debater o tema. A data para a reunião será agendada para o próximo período legislativo.
O G1 entrou em contato com a assessoria do Demlurb, que informou que vai se manifestar quando a audiência for marcada.
Na última quarta-feira (21), um caminhão de coleta de lixo quebrou na Rua Fernando Lobo, no Centro da cidade, deixando dois funcionários feridos. O acidente, que é investigado pela Polícia Civil, foi o quarto envolvendo veículos do Demlurb desde maio de 2017. O departamento informou que o acidente ocorreu por uma falha mecânica.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu) revelou que há uma mobilização para cobrar providências e que, além da audiência pública, também solicitou uma reunião em caráter de urgência com a direção do Demlurb para cobrar providências, mas a data do encontro ainda não há previsão de quando vai acontecer.
Acidentes recorrentes
O acidente desta quarta foi o quarto envolvendo caminhão do departamento desde o dia 12 de maio, quando uma gari teve o pé prensado em uma placa de trânsito após o motorista da ré no veículo. Ela passou por duas cirurgias e teve um dedo amputado. O Demlurb informou que a fucionária passou pela Perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e foi afastada até o dia 13 de agosto.
Neste caso, a Chamonix, empresa terceirizada responsável pelo caminhão, informou que o veículo passou por manutenção rigorosa e que o acidente não ocorreu por falha mecânica.
Na madrugada de dia 30 de maio, um caminhão do Demlurb bateu em um poste de alta tensão na BR-040, sentido Barreira do Triunfo. O motorista era o único ocupante do veículo e não sofreu ferimentos. De acordo com os bombeiros, o motorista perdeu o controle da direção na curva de acesso ao bairro e atingiu um poste de concreto da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Sobre esta ocorrência, o departamento disse, na ocasião, que o veículo foi levado para análise da empresa terceirizada responsável e que todo o procedimento foi acompanhado por representantes do Demlurb, da empresa responsável e pelo motorista.
Já no dia 1º de junho, um caminhão tombou na BR-267, próximo ao túnel do Bairro Retiro. Houve vazamento de óleo diesel e a via ficou interditada por cerca de duas horas. Ninguém ficou ferido. A assessoria do departamento informou que o caminhão não estava em serviço no momento do acidente e saía de uma empresa terceirizada.
Fonte: G1