Após acidentes, vereadores de Juiz de Fora pedem audiência pública para discutir falhas em caminhões do Demlurb

Após acidentes, vereadores de Juiz de Fora pedem audiência pública para discutir falhas em caminhões do Demlurb

Desde maio, foram registradas quatro ocorrências envolvendo veículos do departamento. Demlurb informou que vai se posicionar quando reunião for marcada.

 

s recentes acidentes envolvendo caminhões do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) em Juiz de Fora preocuparam os vereadores Roberto Cupolilo (PT) e Adriano Miranda (PHS), que fizeram um pedido conjunto para uma audiência pública para debater o tema. A data para a reunião será agendada para o próximo período legislativo.

O G1 entrou em contato com a assessoria do Demlurb, que informou que vai se manifestar quando a audiência for marcada.

Na última quarta-feira (21), um caminhão de coleta de lixo quebrou na Rua Fernando Lobo, no Centro da cidade, deixando dois funcionários feridos. O acidente, que é investigado pela Polícia Civil, foi o quarto envolvendo veículos do Demlurb desde maio de 2017. O departamento informou que o acidente ocorreu por uma falha mecânica.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu) revelou que há uma mobilização para cobrar providências e que, além da audiência pública, também solicitou uma reunião em caráter de urgência com a direção do Demlurb para cobrar providências, mas a data do encontro ainda não há previsão de quando vai acontecer.

Acidentes recorrentes

O acidente desta quarta foi o quarto envolvendo caminhão do departamento desde o dia 12 de maio, quando uma gari teve o pé prensado em uma placa de trânsito após o motorista da ré no veículo. Ela passou por duas cirurgias e teve um dedo amputado. O Demlurb informou que a fucionária passou pela Perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e foi afastada até o dia 13 de agosto.

Neste caso, a Chamonix, empresa terceirizada responsável pelo caminhão, informou que o veículo passou por manutenção rigorosa e que o acidente não ocorreu por falha mecânica.

Na madrugada de dia 30 de maio, um caminhão do Demlurb bateu em um poste de alta tensão na BR-040, sentido Barreira do Triunfo. O motorista era o único ocupante do veículo e não sofreu ferimentos. De acordo com os bombeiros, o motorista perdeu o controle da direção na curva de acesso ao bairro e atingiu um poste de concreto da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Sobre esta ocorrência, o departamento disse, na ocasião, que o veículo foi levado para análise da empresa terceirizada responsável e que todo o procedimento foi acompanhado por representantes do Demlurb, da empresa responsável e pelo motorista.

Caminhao do Demlurb bate em poste de alta tensao em Juiz de Fora na madrugada desta terça-feira (30) (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Caminhao do Demlurb bate em poste de alta tensao em Juiz de Fora na madrugada desta terça-feira (30) (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Caminhao do Demlurb bate em poste de alta tensao em Juiz de Fora na madrugada desta terça-feira (30) (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Já no dia 1º de junho, um caminhão tombou na BR-267, próximo ao túnel do Bairro Retiro. Houve vazamento de óleo diesel e a via ficou interditada por cerca de duas horas. Ninguém ficou ferido. A assessoria do departamento informou que o caminhão não estava em serviço no momento do acidente e saía de uma empresa terceirizada.

Fonte: G1

UVB - União dos Vereadores do Brasil