Comunicação e estratégia são fundamentais no mandato destaca Mazzarino

Comunicação e estratégia são fundamentais no mandato destaca Mazzarino

Marcha dos Vereadores – Brasília

A diversidade de temas na Marcha dos Vereadores foi ampla. Uma agenda que envolveu legislação,  reforma política, saúde, educação, municipalismo tentou abrigar um grande leque de realidades do legislativo brasileiro.

Em paralelo aos temas  que enfocam os deveres do legisladores e a hierarquia dos poderes foi aberto dois painéis refletindo a Comunicação no mandato.

O comunicador Adriano Mazzarino fez duas participações no evento.  Na primeira, na terça-feira à tarde, dia 25, num formato curto,  deu exemplos de como agir no relacionamento com os pares no legislativo e na política local.  Destacou a importância da marca, como identidade e foco de ação perante o eleitorado e a comunidade.

Com brincadeiras, improviso, teatro  e participação de voluntários da platéia prendeu a atenção do público sobre os níveis de comportamento das pessoas nas atividades políticas.

A segunda participação foi na quarta-feira à tarde, dia 26, onde a abrangência de temas envolveu reflexões maiores.  Através de fotos, vídeos, exemplos e participação da platéia Mazzarino enfocou assuntos como postura, poder da imagem, tribuna, discurso, comportamento, fotografia e  estratégias.

Na segunda parte da palestra o enfoque foi o poder do feminino e a participação da mulher.  A política segundo ele é um retrato do cotidiano, mas a mulher  não está ocupando na política a força e ação que desenvolve na sociedade. Portanto, momentos e espaços como a Marcha dos Vereadores  servem para reflexão e exercício do mandato e do relacionamento com as comunidades.

Destaca o painelista que  é possível fazer mandato sem comunicação, mas  “depois não venha reclamar  do  frágil resultado final ou do destaque  e valorização do trabalho dos colegas”.

Numa sociedade cada vez mais exigente e questionadora é fundamental o olhar atento,  o diálogo, a capacidade de ouvir e a abertura  para o novo, alertou Mazzarino.

UVB - União dos Vereadores do Brasil