Congresso de vereadores repercute positivamente no MT

Congresso de vereadores repercute positivamente no MT

Com a presença do secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos, representando o governador Pedro Taques, do presidente da Assembléia Legislativa do Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, do presidente eleito da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), Rafael Piovezan, do diretor da Gaspar Jordão IMAAP, aconteceu a abertura do XIV Congresso Nacional de Vereadores e Assessores de Câmaras Municipais no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da A
ssembleia Legislativa do Mato grosso em Cuiabá.

Gilson Conzatti, presidente da União de Vereadores do Brasil (UVB), ao abrir o XIV Congresso Nacional de Vereadores e Assessores de Câmaras Municipais, lembrou da necessidade de que durante o evento seja discutida a importância da reinvenção da política, diante do cenário atual que o país enfrenta. Conzatti, destacou que este ano houve uma renovação de 75% nas câmaras municipais do país. “Nesse primeiro ano, precisamos reinventar a forma de fazer política. São os vereadores que estão mais próximos da população e precisamos assumir uma posição diante de temas importantes”, afirmou Conzatti, ao pontuar reivindicações como o Novo Pacto Federativo.

Representando o governador Pedro Taques, o secretário de Estado das Cidades (Secid), Wilson Santos, destacou o papel de proximidade com que o Governo do Estado vem atuando junto aos vereadores de Mato Grosso. Ponderou que durante seus dois anos de gestão, Pedro Taques já recebeu centenas de vereadores no Palácio Paiaguás, e que esse trabalho resultou na conquista de diversas obras que melhoraram a vida da população.

“O vereador é o político mais próximo da população e representa o primeiro parlamento que surgiu no Brasil. O governador do nosso estado tem um extremo reconhecimento sobre a importância do papel que vocês representam, porque são vocês que levam as demandas do povo para o governo. E com essa atuação conjunta que Mato Grosso observa tantas melhorias surgindo”, considerou.

O presidente da União da Câmara Municipais de Mato Grosso, vereador Rafael Piovezan, exaltou a possibilidade de que todos os vereadores se reunissem para trocar experiências, principalmente porque muitos atuam em sua primeira legislatura. “É um momento importante para nós. Nós somos quem está mais próximo da população”, comentou.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, destacou a importância de Executivo e Legislativos unidos pelo bem dos municípios, trabalhando em conjunto uma pauta municipalista.

O diretor do IMAAP, Gaspar Jordão, destacou a importância do vereador com um agente político para o desenvolvimento dos municípios.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), que foi condecorado, com a Comenda do Mérito Legislativo Nacional – homenagem concedida pela União dos Vereadores do Brasil, durante a abertura do XIV Congresso Nacional dos Vereadores e Assessores de Câmaras Municipais. A honraria, também concedida ao presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, aconteceu pelos relevantes trabalhos prestados por Botelho aos legislativos municipais.

Botelho destacou que “Sinto-me honrado pela comenda que recebo de vocês, vereadores, pelos quais tenho muita simpatia”, agradeceu Eduardo Botelho, que em seu discurso conclamou a união de forças da classe política na luta pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 47, que trata da divisão das responsabilidades da União com as Assembleias Legislativas.

“O Parlamento legisla sobre poucos temas, ainda mais em se tratando de um Estado com diferenças gritantes. Por exemplo, hoje não podemos legislar sobre o meio ambiente e isso tem que ser mudado”, declarou Botelho.

Também participaram do evento a juíza de direito, Dra. Selma Arruda, que palestrou sobre combate à corrupção e crimes contra a administração pública, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, que discorreu sobre a realção do TCE com as Câmaras Municipais, a Dra. Sonia Mazzeo, doutora em fonologia, que falou sobre e a arte de falar em público, o advogado Pedro Aparecido de Oliveira,  falou sobre as condutas vedadas, já o consultor do IBAM, Dr.Marcos Flávio, apresentou o tema A Câmara e os vereadores. O evento seguiu com programação até a sexta-feira (24), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa em Cuiabá.

Veja fotos:04a73866310e9db69e1042d39b3d7111

735975ccd5be0febf7c1ae62a5ce2332

Deputado Eduardo Botelho recebe homenagem das mãos de Gaspar Jordão

20170224_123326

Dra. Selma Arruda fala sobre sobre combate a corrupção20170223_132644

IBAM parceiro do evento6aaee846-8cc4-454d-9270-623420d65aed

Doutora em Fonologia, Sonia Mazetto
1b6f4d6e0303e557b7dddb76fddc00ba

Abertura oficial com autoridades do MT
323bee0b142e04f6a9d9168f16706775

Público presenteIMG-20170223-WA0175-1

Conselheiro Antonio Joaquim, presidente do TCE/MT

7c2694e8-fb08-4718-a9e5-e24d51139d01

Consultor Mauro Flávio – IBAM20170223_132648e-mandato também presente no evento 20170223_095926TV Assembleia dando ampla cobertura

UVB - União dos Vereadores do Brasil