Painel eletrônico da Câmara de Jundiaí é exemplo de sucesso

Painel eletrônico da Câmara de Jundiaí é exemplo de sucesso

Uma das inovações apresentadas no 7º Encontro Nacional do GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) foi o painel eletrônico desenvolvido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) com a colaboração da Câmara Municipal de Jundiaí.

O painel contém tudo o que uma casa legislativa necessita para o andamento da sessão plenária, como as votações, os parlamentares presentes e o tempo das falas.

Trabalho em parceria

Em 2011, a equipe de Tecnologia da Informação da Câmara desenvolveu um painel eletrônico que chamou a atenção do ILB. Em setembro do ano passado, tal interesse motivou a visita de um representante do instituto à Câmara de Jundiaí, para conhecer a ferramenta e utilizar a experiência bem sucedida na criação de um painel eletrônico que pudesse atender as necessidades de todas as casas legislativas do País.

“A virtude do painel eletrônico desenvolvido pela Câmara de Jundiaí é ser flexível ao andamento dinâmico da sessão, além de ter sido implementado por menos de 10% do custo padrão”, afirmou Cláudio Morale, analista da Coordenação de Tecnologia da Informação (COTIN) do Interlegis.

Com base na solução desenvolvida pela Câmara, o Interlegis disponibilizou, gratuitamente, um produto semelhante a todas as casas legislativas do País. Embora já esteja pronto para uso, o painel do Interlegis ainda passa por testes e depende de investimento por parte das casas.

Fonte: Site da Câmara Municipal de Jundiaí

O evento

O 7º EnGITEC reúne cerca de 150 profissionais da área de Tecnologia da Informação de casas legislativas de todo o país, além de vários parlamentares, na sede do Interlegis. Durante três dias, eles vão debater inovações que estão sendo introduzidas nos produtos Interlegis, além de outros temas de interesse da comunidade, como o Marco Civil da Internet, o Portal do Software Público Brasileiro e a Lei de Acesso à Informação.

UVB - União dos Vereadores do Brasil