MULHER VOTA EM MULHER SIM! SORORIDADE NA POLÍTICA.
— 05/07/2016Vereadora ADRIANNA RAMOS, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Municipal de Macapá/AP, foi uma das palestrantes do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar, que ocorreu entre os dias 22 e 24 de junho passado, em Porto Alegre/RS, promovido pela União dos Vereadores do Brasil.
O tema escolhido para levar ao Fórum, esta em voga nas redes sociais e ultimamente tem sido incansavelmente debatido pelos movimentos feministas Nacionais e Internacionais: a Sororidade.
ADRIANNA iniciou sua participação apresentando através de um vídeo às Vereadoras e aos demais presentes, as belezas de sua Terra natal, dizendo “eu vim deste endereço, da esquina do Rio mais belo com a Linha do Equador, atravessei de Macapá no Amapá, e cheguei aqui trazendo o abraço das Terras Tucujus, literalmente o abraço caloroso dos Macapaenses”, sendo ovacionada por todas.
Falar de Sororidade, nada mais é, do que falar do principio mais importante de movimento feminista, significa falar da solidariedade entre as mulheres, para que, toda a luta e as conquistas alcançadas ao longo de décadas, perpetuem para outras gerações e as Mulheres se tornem mais fortes juntas, respeitando-se e promovendo umas às outras.
A desconstrução da ideia de que, “mulher não vota em mulher” e de que rivalidade feminina é mito, foi muito debatida, e muito bem recebida. O que se levantou, foi o fato de esta tal “rivalidade” feminina, foi e ainda é ensinado para nós desde tenra idade, o que nos faz crescer acreditando neste mito, mas que há tempo para trabalharmos de forma a que isso não continue com as gerações que virão.
Num bate papo descontraído, que sem dúvida nenhuma contribuiu para aumentar o discurso de que precisamos de mais mulheres na política, fazendo um link com tudo o que fora explanado ao longo dos dias do Fórum, foi o clima que encerrou a participação da Vereadora ADRIANNA RAMOS.