Comandante Nádia Gerhard apresenta Patrulha Maria da Penha

Comandante Nádia Gerhard apresenta Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha no Rio Grande do Sul, foi apresentada pela tenente-coronel a Brigada Militar, Nádia Gerhard, para as mulheres participantes do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar promovido pela UVB em Porto Alegre/RS.

O tema “Proteção a Mulher Vítima de Violência” trata do projeto aplicado no Sul do país, considerado pioneiro em âmbito nacional.
O modelo da Patrulha Maria da Penha inserido no Rio Grande do Sul há quatro anos, já foi aproveitado na sua íntegra pela Capital Paranaense e no Estado de Pernambuco, por exemplo. A tenente-coronel afirmou que desde a implantação da Patrulha 100% das mulheres com medida protetiva de urgência não voltaram a sofrer agressões e puderam reconstituir suas vidas. Além disso, mais de  100 agressores foram presos em flagrante por desobedecer a medida protetiva expedida pela Justiça nos últimos anos.“Nossa experiência tirou a Polícia Militar do atendimento do problema e passou a enfrentar a violência doméstica. Não entregamos apenas a vítima de violência em uma delegacia. Auxiliamos as mulheres vítimas de agressão ou com medida protetiva de urgência em todos os aspectos. Tenho certeza que essa experiência pioneira no Rio Grande do Sul, servirá como experiência positiva para as polícias do Brasil”, disse a tenente-coronel Nádia Gerhard, que falou por mais de uma hora e meia.

Entre os dias 22 e 24 de junho, o Fórum Nacional da Mulher Parlamentar da UVB, foi realizado no Hotel Embaixador, na capital gaúcha e contou com representantes dos estados do Acre, Amapá, Rondônia, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.IMG_5778IMG_5810

UVB - União dos Vereadores do Brasil