Maria Helana Sartori fala sobre o papel da mulher nos espaços de poder

Maria Helana Sartori fala sobre o papel da mulher nos espaços de poder

O Encontro Nacional de Vereadoras, Assessoras, Procuradoras e Servidoras de Câmaras Municipais, que discutiu o papel da mulher nos espaços de poder, teve a participação da secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori. Organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), o evento ocorreu, nesta sexta-feira (24), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.

Maria Helena Sartori afirmou que, embora tenha aumentado a participação da mulher na política, o Brasil ainda tem uma das taxas mais baixas do mundo em relação à presença de mulheres nos parlamentos. “As mulheres são 51% da população e 52% do eleitorado brasileiro. No entanto, ela não está presente nos espaços políticos na mesma proporção. No Senado Federal, dos 81 senadores, 11 são mulheres. Na Câmara dos Deputados, dos 513 deputados federais, 52 são mulheres. Na Assembleia Legislativa, dos 55 deputados estaduais, nove são mulheres”, ressaltou.

A secretária destacou que a participação política da mulher é mais presente nos espaços locais, em oposição às esferas estaduais e federal. Ainda salientou que há uma tendência das mulheres de ingressar na política a partir da atuação em organizações da sociedade civil e na área social.

“Não haverá desenvolvimento social e econômico com justiça se não houver igualdade de oportunidades para homens e mulheres, direitos e deveres para todos, sem discriminação”, concluiu Maria Helena Sartori.

Texto: Sílvia Lago
Edição: Denise Camargo/Secom

UVB - União dos Vereadores do Brasil