Relator da Reforma Política recua e atende pleito dos Vereadores
— 14/05/2015O movimento dos Vereadores foi uma das razões que fez a diferença em uma mudança na versão do relatório final para a Reforma Política divulgado pelo Relator Deputado Marcelo Castro.
Inicialmente o Deputado fez a proposta em seu relatório de mandado “tampão” de dois anos, justamente um ponto importante em total desacordo com as demandas da categoria dos Vereadores.
Faz bom tempo que a diretoria da UVB e seu Presidente Vereador Gilson Conzatti vem debatendo em eventos legislativos os interesses dos parlamentares municipais e levando este pleito aos Deputados em Brasília. São diversas viagens e interlocuções neste sentido foram feitas, em diversas esferas. Inclusive o evento feito em Brasília no mês passado, com 650 vereadores presentes, do qual o próprio Relator Deputado Marcelo Castro participou.
Por isso a surpresa a respeito da divulgação de proposta de mandado de 2 anos.
Entretanto, sensibilizado pela situação, na quinta-feira, 14/05, o Relator Deputado Marcelo Castro voltou atrás propondo então uma nova versão, que contempla mandatos de 2016 a 2022, permitindo assim que o esforço eleitoral e a representatividade democrática sejam respeitadas por um mínimo período constitucional de tempo e que possam de fato gerar resultados legislativos.
O movimento dos Vereadores continua, a mobilização também, com presença em Brasília, em todos debates e mesas de discussão, atento aos destinos da reforma política.