O 1º Congresso sobre Financiamento de Projetos para Agentes Públicos (Conquista, Tchê!) foi oficialmente aberto no início da noite desta quinta-feira (11/09), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Promovido pelo Legislativo caxiense e pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) e com o apoio do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, o evento já recebeu representantes de 7 estados e 80 municípios, e 20 prefeitos e outros 20 presidentes de Câmaras Municipais. Ao longo do dia, mais de 300 participantes registraram presenças. As atividades seguem amanhã, com encerramento no sábado, nos ambientes do próprio Parlamento local.
O presidente da Câmara de Caxias, vereador Lucas Caregnato/PT, enfatizou que os painéis contribuem para fazer da cidade protagonista, mostrando potencialidades para catalisar recursos federais e estaduais. Salientou o papel dos legisladores, os quais, dentro das diferenças e da diversidade, alcançam consonância de ideias, pelo bem comum. “Temos que fortalecer a democracia, com respeito, valorização, independência e boa convivência entre os poderes”, ressaltou.
Vice-presidente do Parlamento caxiense, o vereador Wagner Petrini/PSB salientou que a programação possibilita a união de propostas entre Executivo, Legislativo, instituições financeiras, órgãos fiscalizadores. Apontou para trocas de experiências com outros estados e até com uma comitiva chinesa.
Palestrante das 10h de amanhã e presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Denise Pessôa/PT afirmou ser o momento para os municípios se organizarem na busca por recursos públicos da União, com projetos que atendam às exigências legais de cada edital. Exemplificou a partir dos programas de aceleração do crescimento (PACs) para saneamento, transporte, regularização fundiária e desastres naturais, entre outros tópicos. Para ela, as casas legislativas são os lugares mais democráticos, onde todos têm voz.
O prefeito municipal de Caxias do Sul, Adiló Didomenico/PSD, saudou o fato de, a partir do congresso, ser possível compartilhar as experiências locais com as de outros municípios. Emendou se tratar de uma forma de ajudar cada gestor, na lógica de que só se é forte no trabalho conjunto. Informou que, hoje, a cidade conta com R$ 850 milhões de verbas oriundas de empréstimos e financiamentos. Disse que o desafio do municipalismo está na assimilação da reforma tributária em curso.
De acordo com o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Silomar Garcia Silveira, hoje, em Porto Alegre, aconteceu a 2ª Marcha Gaúcha dos Vereadores. Para ele, cada vez mais, é vital zelar pela representatividade parlamentar. Atentou para que os legisladores esclareçam melhor à cidadania o processo de elaboração das leis orçamentárias.
Durante a cerimônia, embaixatrizes da 35ª Festa Nacional da Uva fizeram um convite para o evento, que acontece de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, no Parque Mário Bernardino Ramos (pavilhões). A edição marca os 95 anos da festividade e dá sequência às comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil.
No propósito de estreitar relações entre os entes federativos, o congresso segue até sábado. Representações darão sequência aos debates por soluções, em setores estratégicos da economia, incluindo projetos de infraestrutura, financiados com recursos públicos federais e estaduais. Estão previstas palestras voltadas a servidores públicos. As temáticas abrangem processos legislativos, sistemas e ferramentas de gestão, comunicação institucional, governança legislativa e licitações.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul
Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch – MTE 13.707






