Fórum Vou de Túnel, realizado em 18 de março de 2022, marcou o ponto de partida da articulação que levou o projeto centenário ao leilão desta sexta-feira
A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) relembra, nesta sexta-feira, dia 5, data do leilão que vai definir a concessionária responsável pela construção e operação do Túnel Santos–Guarujá, o papel estratégico desempenhado pela entidade no início da mobilização regional pela obra.
Foi em 18 de março de 2022, durante o 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana, promovido em parceria com a campanha Vou de Túnel, que a discussão ganhou amplitude institucional e visibilidade nacional. O evento reuniu vereadores da região, autoridades federais e estaduais, especialistas e sociedade civil, consolidando a obra como prioridade para a mobilidade e o desenvolvimento do Porto de Santos.
“Aquele fórum representou o verdadeiro ponto de partida. Hoje, ao acompanharmos o leilão, sabemos que o processo só avançou porque houve unidade da região e coragem para recolocar o tema em pauta. O túnel deixa de ser promessa e inicia seu caminho de execução”, lembrou o secretário-executivo da Uvebs, Pedro Garofalo.
Uma luta centenária
O primeiro projeto de ligação entre as cidades foi apresentado em 1927. Desde então, diferentes propostas de pontes a túneis foram discutidas, sem sair do papel. Nas últimas décadas, a ideia foi retomada diversas vezes, ora como ponte, ora como túnel, até que, em 2014, novos estudos técnicos apontaram o modelo imerso como o mais viável para atender simultaneamente às necessidades da população e do Porto de Santos.
O fórum de 2022 foi decisivo para fortalecer a escolha pelo túnel imerso como modelo definitivo, além de reunir apoio parlamentar: nove câmaras municipais assinaram moções favoráveis ao projeto.
No ano seguinte, em 2023, o túnel foi incluído no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal e, em 2024, União e Estado formalizaram acordo para dividir o investimento de R$ 6,8 bilhões. O leilão realizado nesta sexta-feira, dia 5, em São Paulo marca o início efetivo da etapa de execução.
Sobre a Uvebs
Criada em 2010 para congregar os vereadores das nove cidades da Baixada Santista — Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos, São Vicente — a União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) representa os 142 vereadores, que atuam pela Região — localizada no Litoral de São Paulo — com mais de 1,8 milhão de habitantes. O grupo visa fortalecer os municípios de forma metropolitana e trazer soluções a questões comuns às cidades, por meio de interlocução política, inclusive com outros entes dos poderes Estadual e Federal.






