Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AP dá destinação correta a materiais de campanha apreendidos

Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AP dá destinação correta a materiais de campanha apreendidos

Regional também encaminha para reciclagem documentos obsoletos armazenados nas dependências da Corte

Você já se perguntou o que acontece com os materiais de campanha irregulares apreendidos pela Justiça Eleitoral? Os impressos retidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) são encaminhados para a reciclagem.

A cada pleito, por meio das fiscalizações promovidas pelas corregedorias regionais eleitorais, são recolhidas toneladas de folhetos, cartazes, brindes e outros itens com irregularidades, que podem incluir propaganda antecipada e materiais que não seguem as normas eleitorais.

Descarte ecologicamente correto

Após serem analisados e catalogados para formalização dos processos judiciais, esses materiais seguem para destruição, doação ou reciclagem. Em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá e com a Prefeitura de Macapá, o TRE amapaense realizou o primeiro descarte ecologicamente correto de 2024.

Em abril, todas as apreensões realizadas pela Corte Regional eleitoral nas últimas Eleições Gerais, realizadas em 2022, foram enviadas a cooperativas especializadas em fragmentar e reciclar papel. Com a destinação adequada, o material não polui o meio ambiente e ainda pode ser reaproveitado de outras maneiras.

De acordo com o TRE do Amapá, a previsão é que, ao longo deste ano, as propagandas irregulares apreendidas durante o período eleitoral de 2024 também sejam liberadas para a reciclagem.

UVB - União dos Vereadores do Brasil