Abertura oficial da XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais
— 24/04/2024Com organização da UVB – União dos Vereadores do Brasil e a Plenária Assessoria, começou hoje (23/04) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais.
O objetivo principal do evento é chamar a atenção dos representantes do Congresso Nacional sobre a importância do papel das câmaras municipais na democracia local. Além disso, a Marcha tem o propósito de se tornar um elo entre a comunicação e a estratégia nas campanhas eleitorais de 2024.
A cerimônia de abertura foi realizada com a presença de diversas autoridades governamentais. Entre elas, o Vice Presidente da República e Ministro de Estado de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin, o Presidente da UVB e vereador de Iraí-RS Gilson Conzatti, o presidente da EBC Jean Lima e vereadores representantes das entidades estaduais.
A capacitação para mandatos de excelência e de fortalecimento das políticas públicas com aplicações no desenvolvimento das cidades são as palavras de ordem na UVB.
Em sua fala de abertura, Gilson Gonzatti, afirmou a importância dos representantes conhecerem mais sobre as demandas e os desafios que os vereadores enfrentam em seus municípios. “Nós temos dificuldade de buscar qualquer real”, destaca o presidente da UVB.
O presidente da UVB fez elogios à dedicação dos vereadores no dia a dia para o desenvolvimento da comunidade local, “São homens e mulheres transformadores da sociedade”. No final do discurso, reafirmou a manutenção de mais edições da marcha.
Em suas palavras, o Vice Presidente Geraldo Alckmin fez a promessa de cumprir com seu compromisso em assumir o papel de articulador do Governo Federal junto aos entes federados na condução dos processos eleitorais com transparência e democracia plena.
Ele destaca que o Brasil cresce com a sua economia global. “Em breve, seremos a oitava economia do mundo e os municípios tem papel fundamental no desafio de buscar a melhor gestão e melhor eficiência do gasto público. Exemplos e ações ficam mais que as palavras”, afirma Alckmin.
Para o vice-presidente, a educação básica é essencial para a construção da identidade da cidadania . “Se as mães nas cidades tiverem creches para deixarem seus filhos, elas poderão trabalhar e gerar desenvolvimento”. Para ele, os municípios com compromisso na saúde e na educação básica, escola integral e técnica ajudarão o mundo neste momento de transformação.
Ele destacou ainda, que o Brasil está envelhecendo. “Precisamos cuidar da saúde do homem e da mulher. Do homem, reduzindo os acidentes que ceifam vidas. Da mulher, reduzindo as mortes pelo câncer e por outras doenças, aumentando a expectativa da vida dos cidadãos nas cidades. A vida no presente gira em torno da água, da vacina e de antibióticos, finaliza.
O evento acontecerá entre os dias 23 e 26 de abril em Brasília