CONVERSA COM OS VEREADORES QUE ESTARÃO REELEITOS
— 05/02/2016
Por Adriano Mazzarino*
Talvez doa!
Eu sei que tu estarás reeleito em outubro. Eu e a torcida do Corinthians. Afinal fizestes um bom trabalho.
E trabalho é a tua cara. Fostes em todas as reuniões ordinárias, participou de dezenas de encontros da comunidade, discursou sempre que a tribuna assim exigiu e fez diversos projetos de lei.
Podes comprar a gravata da posse, estás reeleito!
Se você leu até aqui e aceitou está minha “conversinha” vou te explicar, menti! Sim, menti! Ou numa linguagem politicamente correta: o que eu disse é uma meia-verdade.
E a verdade completa segue por outro caminho. Saia do gabinete, desligue o celular, feche o Facebook, deixe a assessoria em outros trabalhos e vai pra rua, vá ouvir as ruas.
Caminhe, ouça muito e fale menos. Relate alguns dos seus trabalhos atuais e futuros. Mas ouça muito e converse sem fazer teses e discursos.
A posição de que “todo mundo” te conhece, a ideia de que “todos sabem” do teu trabalho é uma ilusão egocêntrica.
As fuzilarias contra a presidenta, os governadores, os senadores e os deputados também vão cair no teu colo. O vereador vai apanhar por todos. E contigo não será diferente.
Então vai a dica. Não brigue! Ouça, converse e reflita. Talvez doa, mas a ponte para uma reeleição é saber ouvir. Aproveite! Reavalie conceitos, converse, coma pudim, tome um café, explique, ria e depois fale de algumas das muitas coisas que você fez.
E se você nada fez, os caminhos são outros; mas isto é papo para uma outra conversa!
– Adriano Mazzarino é jornalista, bacharel em Direito, colunista de jornais, consultor, blogueiro e palestrante da UVB para assuntos de Comunicação Política e Campanhas Eleitorais