Hora de eleger quem conhece

Hora de eleger quem conhece

A dinâmica da sociedade se da pelo nível de conhecimento das pessoas que ali convivem. Atividades como serviços, indústria, Judiciário, composições legislativas e governo, todas desempenham de acordo com o conhecimento de quem lá está. A ignorância provoca perdas. Desconstrói visões e empobrece a todos.

A tecnologia proporciona, hoje, uma intensa disseminação da informação a custos muito baixos. A Wikipedia, por exemplo, é uma enciclopédia dinâmica, de atualização diária, escrita em quase todas as línguas do mundo (50% do conteúdo está em inglês) que ali está, na rede, disponível, descrevendo tudo o que existe. Porém, sua boa utilização só é demandada por quem tem conhecimento. Para conhecer, o cidadão precisa passar por processos educativos que são pontes para o progresso do indivíduo e da sociedade.

Essa educação origina-se de duas vertentes: a da cultura de um povo, expressada por aquilo que as famílias acreditam e passam para os filhos, e a das instituições criadas pela sociedade, que vão disseminar um credo comum, reconhecido por todos além das técnicas existentes para preparar um futuro profissional. Esse processo vai estar nas escolas, nas universidades e no âmago de organizações que produzem conhecimento. Educar-se é fundamental.

A democracia gera resultados proporcionais ao nível de conhecimento de seus cidadãos. Se ele for baixo, as decisões vão estar contaminadas pela ignorância, pela cultura simplória ou pela irresponsabilidade. O sistema político no fim do dia vai nos brindar com vigaristas, artistas de circo e incompetentes exercendo cargos de poder que vão nos trazer resultados deploráveis.

Um ciclo eleitoral se aproxima. Nos municípios, deveremos escolher um prefeito e vereadores. Seguramente, a mais importante é a segunda escolha. Para mudar coisas importantes, precisa-se não só da vontade do prefeito, mas sim de uma maioria na Câmara de Vereadores. Uma maioria que tenha conhecimento. Só podemos alterar as coisas se agirmos aí, selecionando pessoas que saibam o que está acontecendo no mundo e tenham capacidade de mudar o que ai está.

 
UVB - União dos Vereadores do Brasil