Artigo: O papel do marketing eleitoral na política contemporânea
— 10/07/2023Por Wesley Araújo, advogado especialista em Direito Eleitoral
Você já parou para pensar na importância do marketing eleitoral? As últimas eleições nos permitem afirmar que a forma de realizar as campanhas eleitorais mudou de maneira significativa. Os palanques deram lugar às plataformas digitais, o que exige uma nova postura dos candidatos perante o eleitorado.
Em um cenário político cada vez mais competitivo e virtualizado, é fundamental que os candidatos se adequem a essa nova realidade, visando se destacar e conquistar a confiança do eleitorado. É aí que entra o poder do marketing eleitoral!
O marketing eleitoral é uma ferramenta poderosa, capaz de moldar a percepção do público e influenciar suas decisões nas urnas. O que não falta são exemplos de candidatos que conseguiram ganhar a eleição justamente porque entenderam como usar essa ferramenta, capitalizando a influência nas redes sociais e convertendo em votos. Sem dúvidas, a imagem do candidato construída por meio das redes socias tem sido um fator decisivo em muitas campanhas eleitorais.
Contudo, é preciso compreender a importância de realizar um trabalho prévio, que antecede o próprio período eleitoral, fazendo-se necessário manter um diálogo aberto com a população, construir estratégias e uma imagem positiva, o que irá, no momento oportuno, possibilitar transmitir suas ideias e criar engajamento, principalmente, com o público mais jovem, que passou a participar ativamente do processo eleitoral, fenômeno provocado pelas redes sociais.
É importante destacarmos que uma das principais vantagens do marketing eleitoral é a capacidade de alcançar um grande número de pessoas de maneira eficiente. Através das redes sociais, sites, blogs os candidatos podem se conectar com seus diversos eleitores de forma direta, o que permitirá, debater os problemas de cada bairro, povoado, seja na cidade ou no campo, católicos ou evangélicos, pessoas mais conservadoras ou liberais, o importante é se fazer presente e conhecido em todas os espaços socias. E da mesma forma que as propostas expostas pelo candidato chegarão até o eleitor, as demandas e reivindicações dos eleitores chegarão com mais facilidade a esse candidato.
Seu discurso passará a ser alinhado com as boas práticas, construindo uma imagem sólida e confiável, uma identidade visual bem elaborada, com propostas coerentes com a realidade local e com ações consistentes. Ganhar a confiança do eleitorado e sua credibilidade serão essenciais para obter o apoio, resultando num bom desempenho nas urnas.
No entanto, é importante ressaltar que o marketing eleitoral deve observar as normas relacionadas a propaganda eleitoral, com intuito de evitar descumprimento da legislação e aplicação das multas. A manipulação e a disseminação de informações falsas são práticas condenáveis e prejudiciais para a democracia e, a depender da situação, podem ser consideradas, abuso do poder político, econômico e dos meios de comunicação, o que enseja, inclusive, a perda do próprio mandato. Sendo assim, é fundamental que os candidatos utilizem o marketing eleitoral de forma responsável, respeitando os princípios democráticos.
Nesse contexto, o marketing eleitoral também ajuda o pretenso candidato a construir uma presença sólida nas redes sociais e nos canais de comunicação online, permitindo monitorar ativamente as informações que circulam sobre sua candidatura, o preparando para responder prontamente a qualquer fake news que surgir. A criação desses canais será fundamental para desmascarar as informações falsas, apresentando fatos verificáveis e fornecendo uma narrativa coerente.
Portanto, o marketing eleitoral desempenha um papel fundamental na política contemporânea, no entanto, é imprescindível que essa ferramenta seja utilizada de forma ética e responsável, sempre visando o fortalecimento da democracia e o interesse coletivo.
Por Wesley Araújo, advogado especialista em Direito Eleitoral