Encantado/RS- Vereadores participam de reuniões sobre projetos e ações que impactam na comunidade

Encantado/RS- Vereadores participam de reuniões sobre projetos e ações que impactam na comunidade

Foi debatido sobre concessão e uso de um pavilhão, saneamento básico e segurança nas escolas

Na tarde desta segunda-feira, 17, os vereadores e o assessor jurídico, Daniel Passaia, participaram de três reuniões importantes para debater sobre projetos e definir ações que impactam na comunidade.

A primeira reunião foi com a empresária Luana Fachini, para tratar sobre o projeto de lei nº 027/2023, que autoriza o Executivo a efetuar a concessão de direito real de uso de um pavilhão de 450 m², em alvenaria, à empresa Luana Fachini Ltda.

A estrutura será instalada em um terreno de propriedade do município, localizado na Rua Leonel Sangalli n° 365 – Loteamento Lago Azul, no Bairro São José, pelo prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Hoje, a empresa está localizada no município de Roca Sales. O projeto segue para apreciação dos vereadores e deve ser votado em breve.

Em seguida, o encontro foi com o gestor municipal da Corsan, Hugo Adriano Ogliari, com o superintendente Lutero Cassol e com o adjunto, Iuri Sant Ana Pacico. A reunião foi solicitada pelo vereador Diego Augusto Da Rosa Pretto, com o objetivo de esclarecer as condições do saneamento básico da cidade e a abrangência do sistema de tratamento de esgoto instalado no município.

A agenda de reuniões encerrou com a secretária de Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande, que foi convocada a prestar esclarecimentos a respeito do Programa Bolsa Esporte – Vem Ser. O questionamento partiu dos vereadores Carlos Eduardo Da Silva e Marino Deves, sobre como está sendo tratado o processo de pedidos, liberações entre outros detalhes que abrange a política pública. A secretária destacou que há um protocolo a ser seguido, e que todos os atletas que se enquadrarem nos requisitos, serão contemplados com o programa.

Na oportunidade, a secretária também foi questionada sobre a segurança nas escolas. Ela destacou que ações estão sendo realizadas em parceria com a Brigada Militar de Encantado, através do programa Patrulha Escolar. “É uma ação preventiva que visa tranquilizar os pais, alunos e equipe diretiva. Fizemos também um levantamento em cada escola para saber o que poderia ser melhorado em relação a segurança e as medidas já estão sendo providenciadas”, frisou.

A secretária também mencionou que todas as EMEIs e EMEFs contam com sistema de videomonitoramento e controle de acesso, mediante interfone e portões fechados. “Estamos fazendo uma série de ações, porém, não podemos transformar as escolas em presídios. Precisamos trabalhar a saúde mental de nossas crianças, por isso, pedimos o apoio das famílias, que os pais monitorem seus filhos, estejam a par do que eles fazem”, pontuou.

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil