Concessões de pedágio e estiagem estão entre as bandeiras da nova gestão da Avat
— 06/03/2023Na manhã deste sábado (4) foi realizado o primeiro encontro deste ano, da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), na Casa do Morro, em Cruzeiro do Sul/RS. O evento contou com palestra sobre estiagem, prestação de contas da gestão 2021/2022, posse da nova diretoria e almoço.
A vereadora de Cruzeiro do Sul Daiani Maria é a primeira mulher a assumir a presidência da entidade. Ela destaca as bandeiras que pretende trabalhar no seu mandato. “A nossa ideia é aumentar o protagonismo da entidade para que sejamos reconhecidos e convidados para os grandes debates. Nós temos pautas importantes para serem debatidas aqui, como a concessão das rodovias e a estiagem. Nós, enquanto vereadores, precisamos estar atentos a estas questões, para batalharmos pelo que é de nosso direito e beneficiar os nossos municípios”, explica.
A presidente lembra que a licitação de concessão do bloco 2 do pedágio, que inclui as praças localizadas em Cruzeiro do Sul e Encantado, está suspensa, mas deve voltar a ser pauta do Governo do Estado neste ano.
“Nós temos uma nova conversa para colocar em pauta com o Governo do Estado, porque o atual modelo de pedágio não nos representa. Precisamos estar atentos a isso e, juntamente com os 250 vereadores que compõem a entidade, nós debateremos e iremos em busca de soluções efetivas para os nossos municípios do Vale do Taquari. A estiagem é a nossa pauta de hoje, nesta reunião, para que a gente consiga minimizar a estiagem do próximo ano, a desse ano já passou, mas a do próximo ano certamente vai vir e nós, enquanto Legislativo, temos que estar atentos àquilo que o governo vem propondo, para compreender quais são as políticas que os nossos municípios podem desenvolver para que não sejam tão atingidos e o prejuízo não seja tão grande”, exemplifica.
Daiani ainda acrescenta que foi firmada uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado, que possibilita a capacitação de vereadores e servidores de forma gratuita. Além disso, a entidade, que conta com a participação de 25 municípios, tem por meta buscar novos associados.
Avaliação da antiga gestão
O vereador de Taquari, Leandro Mariante, entregou o cargo neste sábado e fez uma avaliação do seu mandado. “A gente teve um período muito bom. Nós tivemos uma meta que era tornar o legislativo protagonista e a gente acredita que conseguiu, porque nós trouxemos o legislativo ao debate. Além disso, nós estivemos presentes nas principais pautas do Vale, como a estiagem, as enchentes e as concessões de rodovias, que ainda teremos muito que falar. Então, nós tivemos três bandeiras importantes. Acho que nós conseguimos cumprir as nossas metas e saímos realizados, com a satisfação de ter a missão cumprida e, principalmente, elegermos uma mulher presidente, isso é um marco que fica para a instituição e para a história do Vale do Taquari”, relata.
Nova diretoria
Presidente: Daiani Maria de Cruzeiro do Sul; vice-presidente: Cristiano Costa Bassani de Encantado; secretário: Alvimar Paulo Tremea de Anta Gorda; segundo secretário: Márcio Dal Cin de Lajeado; tesoureiro: Diego Augusto da Rosa Pretto de Encantado; segundo tesoureiro: Marcos Antônio Bastiani de Muçum e diretora social: Luciana Dachery de Vespasiano Corrêa.
Na parte do Conselho Fiscal, como titulares, Rodrigo Baldiserra de Doutor Ricardo; Paulo Ricardo Gonçalves de Roca Sales e Leandro Mariante de Taquari. Os suplentes são Luciana Scheibler de Venâncio Aires; Cristiano Laste de Nova Bréscia e Sérgio Cenci de Fazenda Vilanova.