A importância do cerimonial como um grande instrumento  de criação da imagem pública

A importância do cerimonial como um grande instrumento de criação da imagem pública

O Presidente da Associação de Cerimonialistas do Brasil, Francisco  Biondo, em participação no Encontro Nacional de Legislativos Municipais  em Brasília/DF, destacou a importância do cerimonial como um grande instrumento de criação da imagem pública

A importância do cerimonial nas organizações e a subsequente necessidade de seu correto emprego não é muito difícil. O seu significado já extrapolou o ambiente oficial e faz parte da vida das pessoas. Hoje em dia, se fala e comenta-se sobre cerimonial e protocolo com intimidade. Até parece que todo mundo entende do assunto ou é obrigado a entender. Por outro lado, vemos profissionais de outras áreas envolvidos na organização de solenidades e cerimônias sem o menor conhecimento das técnicas e instrumentos utilizados, e até da legislação que rege as atividades oficiais.

Mas, apesar dessa universalização e aparente massificação, o cerimonial vem se consolidando como uma atividade de suma importância no dia a dia de todas as organizações, notadamente as públicas. Por isso, é necessário que o profissional responsável pelo cerimonial ou envolvido com suas atividades numa casa legislativa estude, pesquise e se atualize sempre sobre o assunto.

No legislativo federal, estadual e municipal o seu exercício é determinante para o bom andamento dos variados eventos que caracterizam a natureza de nosso Parlamento, Assembleias e Câmaras Municipais.

O encarregado do cerimonial de uma câmara municipal tem que ter em mente que a condução dos eventos e atividades sob o seu comando deve estar focada no imperativo de um resultado exitoso que não comprometa a imagem da instituição e da autoridade que a preside. Cerimonial, protocolo e etiqueta são termos usualmente empregados como sinônimos, apesar de seus conceitos serem distintos. O objetivo comum destes três conceitos é sistematizar as relações sociais, servindo de parâmetro para a atuação dos indivíduos, organizações e governos.

O Cerimonial na Câmara Municipal, as ações de cerimonial na área pública, por sua natureza oficial diferem das ações de cerimonial praticadas no setor privado (empresas e instituições privadas) ou mesmo daqueles eventos sociais realizados em âmbito particular ou familiar (cerimônias de casamento, festas de 15 anos, formaturas, festas de confraternização).

Portanto, as ações de cerimonial realizadas no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo (nos níveis federal, estadual e municipal) e do Poder Judiciário (nos níveis federal e estadual) referem-se ao Cerimonial Público.

Biondo, realizou uma apresentação bem participativa com os vereadores e vereadoras presente no evento, que teve a participação de 88 municípios de vários estados da Federação.

UVB - União dos Vereadores do Brasil