Orçamento Impositivo é tema apresentado no Encontro de Legislativos

Orçamento Impositivo é tema apresentado no Encontro de Legislativos

O palestrante  Rafael Fraia, Economista, Advogado, Mestre em Administração e Consultor de Orçamentos do Senado Federal participou da programação do Encontro Nacional de Legislativos Municipais na tarde desta quarta-feira(08).

Onde debateu sobre orçamento impositivo,  indicadador de resultado  primário (RP) , o surgimento do RP,  como surge a ideia do Orçamento impositivo , Antecessores do Orçamento impositivo

O  indicador de resultado primário As classificações orçamentárias padronizadas têm o intuito de trazer informação relevante ao usuário para que seja possível interpretar a peça orçamentária para uma melhor elaboração, execução e controle.

O indicador de resultado primário (RP) não integra o padrão aplicado a todos os entes da Federação e tem base legal em dispositivos nas LDOs da União cujo papel, em sua gênese, era auxiliar a apuração do resultado primário. devendo constar nos projetos de lei orçamentária e nas respectivas leis.

Como surgiu o RP,  A LDO 2001 indicava que as dotações na LOA estariam identificadas com marcações “F” ou “P” , ou seja, despesas financeiras ou primárias, respectivamente. São despesas primárias aquelas que impactam a Dívida Líquida do Setor Público sem relação com a apropriação de juros aos estoques dessa mesma dívida. São exemplos: despesas com pessoal e encargos, outras despesas correntes, inversões e investimentos. (GND 1,3,4 e 5).

UVB - União dos Vereadores do Brasil