Presidente da UVB ministra palestra na Câmara de Foz do Iguaçu/PR

Presidente da UVB ministra palestra na Câmara de Foz do Iguaçu/PR

Na tarde desta quarta-feira(07) aconteceu na  Câmara Municipal de Foz de Iguaçu/PR a abertura  oficial do Congresso Nacional de Qualificação  Legislativa, promovido pela UVB e UVEPAR em Foz do Iguaçu/PR.

O presidente da UVEPAR, Frederico Freitag, comandou a cerimônia da abertura oficial, em seguida o presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Ney Patrício, fez uma saudação a todos os vereadores e vereadoras presentes, representeando o estado de Pernambuco, a vereadora, Marli Ferreira( Toritama) e o estado de Rondônia, vereadora, Fabiana dos Santos(Vale do Paraíso) que fizeram suas saudações aos demais.

Após a abertura o presidente da UVB, Gilson Conzatti  apresentou a palestra “Como Legislar e fazer a diferença em Municípios em desenvolvimento”, iniciou citando o histórico da UVB de seus 58 anos de fundação, objetivos, principais ações realizadas, o motivo da criação.

O presidente da UVB insistiu em sua falar sobre o “‘empoderamento” do  Poder Legislativo, o vereador deve entender o seu papel fundamental diante da sociedade, um poder independente  do Executivo, que é o poder transformador da sociedade. O vereador  deve ter a independência  acima do partido político pois,  na medida em que se transformam vereador, tem em mãos o poder de representação da sociedade,  vereadores de todos e por toda a comunidade, por esta comunidade que devem  pautar os trabalhos nas câmaras de vereadores, oferecendo o retorno e resultados a sociedade. Muitas vezes quando o parlamentar está atrelado a administração Municipal ou focado na oposição da administração as coisas não fluem, por isso é importante o equilíbrio , quando o vereador entende o seu papel  é  fundamental que tenha harmonia entre os poderes independente do grupo político que se representa na câmara de vereadores. Antes de representar a situação ou oposição, precisa representar o cidadão, melhorar a qualidade de vida, defender os interesses como um todo, buscando assim um município para desenvolver.

Alguns serão prefeitos, vice prefeitos, outros não pretendem segui na política a partir de 2025, mas, ate dia 31 de dezembro de 2024 os vereadores têm o compromisso com a sociedade, e qual o papel de cada um? Existem números que dizem que somente 10% dos vereadores que deixam a câmara em 03 a 04 meses são lembrados, 75% são totalmente esquecidos  e 15% são lembrados pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público.

Conzatti, citou as diferenças entre a UVB  e a entidade dos Prefeitos, que a UVB é a entidade que representa e realmente defende o Poder Legislativo Municipal, a entidade mais tradicional do país e defende o Municipalismo, as lutas Municipalista em Brasília, que tem muito haver com os trabalhos  das entidades municipalista como a UVB, que sempre trabalha em busca  o fortalecimento do País, ao final o Presidente da UVB deixou a mensagem para que todos os parlamentares com o inicio do novo ano  reflitam em um país melhor através das Câmaras Municipais.

UVB - União dos Vereadores do Brasil