Apresentação do projeto Centro Integrado de Saúde para os Caminhoneiros
— 24/11/2022De Tabuleiro do Norte/CE, a coordenadora Ticiana Anglarill Pinheiro, apresentou aos participantes do Congresso Brasileiro de Legislativos Municipais o projeto desenvolvido no município Centro Integrado de Saúde para os Caminhoneiros.
As ações de prevenção e promoção da Saúde cardiovascular com enfoque na melhoria da qualidade de vida desses profissionais, fatores de risco para doenças cardiovasculares, um termo genérico que designa todas as alterações patológicas que afetam o coração e vasos sanguíneos. Estima-se que 90% dos casos de Doenças Cardiovasculares possam ser evitadas com medidas de prevenção, as mais comuns são IAM ( Infarto Agudo do Miocárdio), doenças hipertensivas, doenças isquêmicas do coração e aterosclerose. A vida cotidiana dos caminhoneiros acaba expondo e submetendo-os a diversos fatores de risco, são submetidos a intensa rotina de trabalho, o que favorece ao desgaste físico, mental, emocional e afetivo. Hoje em dia fazem parte de um grupo que movimenta a economia do país.
Um ponto fundamental citado durante a apresentação foi Lei Municipal 2.133 a partir dessa necessidade, no município se cria o centro voltado para atenção exclusiva aos profissionais caminhoneiros através de uma lei municipal, com a visão de ser um projeto duradouro que se perpetue no município. Que visa garantir aos caminhoneiros, atendimento multiprofissional e acompanhamento das condições de saúde do caminhoneiro, fornecer orientações e estratégias de manutenção da saúde enquanto estiverem nas estradas e disponibilizar exames laboratoriais e de imagem para auxilio de diagnóstico.
A coordenadora citou que o serviço de transporte tem papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico do país, tem uma relação direta com os preços de bens finais, favorecendo assim o poder de compra e consumo da população. É necessário criar condições favoráveis para contribuir com soluções para diminuir esses fatores de risco na vida cotidiana desses profissionais. Como é uma categoria a qual identificamos que possui uma grande predisposição para as doenças cardiovasculares, é necessário a implantação de políticas de saúde pública, buscando uma redução nos fatores de risco e focar na melhoria da qualidade de vida dos caminhoneiros.