Presidente da UVB comenta expectativas do Encontro Legislativo de Brasília

Presidente da UVB comenta expectativas do Encontro Legislativo de Brasília

Aproxima-se o XI Encontro dos Legislativos Municipais promovido pela União dos Vereadores do Brasil em Brasília.

O momento político fortalece ainda mais este evento, em função da mobilização de parlamentares em função da reforma política e dinâmica partidária do momento.

O Presidente da UVB, Vereador Gilson Conzatti, vem viajando por todo país visitando diversas Câmaras Municipais e colegas vereadores, independente do tamanho dos municípios, e com isso tem uma sensibilidade toda especial sobre a percepção do momento.

Em entrevista ao site da UVB, expressa suas expectativas sobre o evento.

Redação: O que torna o XI Encontro dos Legislativos Municipais em Brasília tão oportuno ?

Gilson Conzatti: A mobilização em defensa de uma reforma política que não seja injusta com os agentes municipais, precisamos defender nossos mandatos

Redação: Os vereadores precisam captar o clima político nacional para poder agir localmente ?

Gilson Conzatti: O vereador tem uma força acima do que ele imagina e estar sintonizado com os temas nacionais, com certeza dará a ele conteúdo para agir localmente. Não se faz mais mandato político ou gestão individualizado e sim com ações coletivas.

Redação: Há algum consenso da UVB sobre tendências necessárias para a reforma política do ponto de vista dos municípios ?

Gilson Conzatti: Fim da reeleição, mandato de 05 anos e unificação das eleições essa posição é quase que uma unanimidade no parlamento municipal brasileiro.

Redação:  Acredita que os vereadores precisam ir mais à Brasília? Ter mais voz no palco nacional das decisões públicas ?

Gilson Conzatti: Os vereadores têm uma oportunidade de mostrar ao Brasil  e aos parlamentares federais sua posição quanto a reforma política, em especial, de dizer não ao mandato tampão de dois anos com eleições em 2016 e novamente 2018. Também teremos uma oportunidade de passar uma tarde com juristas e advogados de renome no cenário eleitoral brasileiro.

gilson 2

Redação:  O evento terá momentos especiais para a participação da Mulher no Legislativo. Há um déficit de participação feminina ?

Gilson Conzatti: Mais de 52% do eleitorado brasileiro é composto de mulheres e se compararmos a ocupação de cargos, não chega a 10% do Congresso Nacional e não é diferente nas Assembleias Legislativas ou Câmara de Vereadores. A UVB instituiu em seus órgão o Fórum Nacional da Mulher Vereadora, que é espaço permanente para tratar dos tema e fortalecer a presença feminina na política como um todo.

Redação:  A UVb está em um momento ascendente e as Câmaras Municipais precisam estar mais próximas da entidade e de sua mobilização nacional ?

Gilson Conzatti: A UVB esta trabalhando muito para levar às Câmaras do Brasil uma mensagem de otimismo e crença no Poder Legislativo Municipal Brasileiro e estamos sendo requisitados para participar em ações de norte a sul do país. Faço um apelo aos parlamentares municipais para que acreditem e confiem na força da representação da UVB, que é a entidade mais tradicional do legislativo, com mais de 50 anos de existência e que precisa ter o apoio e a filiação das Câmaras do Brasil, para manter sua estrutura e representar os interesses dos vereadores, especialmente no Congresso Nacional. Lembro aos vereadores que prefeitos são filiados nas suas associações regionais, estaduais e na nacional, aprovados nas câmaras municipais e os vereadores não podem se omitir de fortalecer suas entidade, é legal e constitucional.

UVB - União dos Vereadores do Brasil