Parlamento Mirim realiza primeira Sessão da Câmara de Iraí
— 11/10/2022O Poder Legislativo de Iraí, promoveu mais um exemplo do exercício de cidadania e da formação de cidadãos comprometidos com a sociedade iraiense. O fato histórico foi registrado na noite do dia 03 de outubro, quando o Parlamento local realizou a primeira Sessão Especial do “Parlamento Mirim” da Câmara de Vereadores de Iraí.
No início da sessão o presidente da Câmara, Gilson Conzatti, convocou os vereadores mirins para prestarem juramento. Após, os trabalhos prosseguiram com a manifestação de cada parlamentar onde foram apresentadas algumas indicações que serão encaminhadas para o Poder Executivo.
Na ocasião, os vereadores mirins apresentaram e aprovaram seis indicações, sendo elas, Ana Karolina, indicou ao Executivo para que se crie um canil público, objetivando dar uma condição melhor de vida aos cachorros de rua no município, também parabenizou e agradeceu aos voluntários que cuidam e alimentam os animais de rua; Betina, solicitou a realização de uma campanha de incentivo para arrumar as calçadas de passeios, para facilitar para os pedestres; Gabriel Arthur Fuhr, solicitou para que seja instalado um parquinho de diversões e um campo de futebol no loteamento Vô Brasil e Vó Vânia. Já o vereador mirim Jean Carlos, indicou ao Executivo Municipal a criação de um espaço para instalação de um distrito industrial no município, objetivando a geração de empregos; Rafael Borges, solicitou a criação de mais escolinhas de futebol e também para que seja realizado melhorias no ginásio de esportes, e por fim, William Gabriel, indicou ao Executivo, a construção de tubos de canalização nas laterais da Avenida Alcindo Silveira Carpes, para drenar melhor a água acumulada na superfície do asfalto, e também para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue.
Para o presidente, Conzatti, autor do Projeto de Resolução Nº 006 /2022, que instituí no âmbito do Poder Legislativo o Dia da Criança, denominado “Parlamento Mirim”, destacou que essa é uma maneira de estimular as crianças a exercerem e fortalecer a cidadania, bem como conhecer de perto o processo legislativo.
A primeira sessão da história da Câmara Mirim teve a participação dos seguintes vereadores mirins, Ana Karolina Rodrigues, 8 anos; Arthur Oslvaldo Gomes,7 anos; Betina Nazário Milani da Rosa, 11 anos; Deivyd Beutler Schnell, 8 anos; Gabriel Arthur Fuhr, 11 anos; Jean Carlos Martins Schaedller, 9 anos; Milene Gugiel da Silva, 10 anos; Rafael Borges do Canto Strozak, 9 anos; William Gabriel Baldin Zatt, 11 anos.