UVB e UVB Mulher apoiam campanha do agosto lilás
— 02/08/2022A União dos Vereadores do Brasil/UVB, juntamente com a UVB Mulher se mobilizam e apoiam a campanha Agosto Lilás que tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do assunto e divulgar canais de denúncia
O mês de agosto começou e com ele, uma das campanhas mais importantes do ano, o Agosto Lilás. A campanha visa combater a violência doméstica, promover debates sobre o tema e divulgar e incentivar que denúncias sejam realizadas.
Agosto é dedicado à campanha porque é o mês de aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada no dia 7 de agosto de 2006. A Lei é uma homenagem à mulher que ficou paraplégica em consequência das agressões do marido e que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica.
A campanha se mostra extremamente importante, dado os números de violência que seguem sendo registrados em todos os estados. A campanha é composta pelas vereadoras representantes do Fórum da Mulher Parlamentar da UVB, Zezília Martins( Luís Eduardo Magalhaes, Franciéli Werlang( Pinhalzinho/SC), Márcia Bortoloti( Rio Novo do Sul/ES), Luana Neiland( Tunas/RS), Leidiane Cattani( Caçador/SC) Orquelita Salgado( Salto do Jacuí/RS) e Rayanny Rodrigues( Parauapebas/PA).
É importante ressaltar que existe uma rede de apoio para contribuir nessas situações. Mesmo que a mulher não tenha apoio familiar, existem profissionais qualificados para contribuir na busca de soluções para ela e para a família. Os acolhimentos são feitos de forma anônima, ou seja, apenas a equipe de profissionais envolvida no caso que vai saber a identidade das vítimas.
Então, se você, ou alguém próximo está passando por uma situação de violência, busque ajuda. É possível pedir através do número 180, para a Central de Atendimento à Mulher. Se a violência estiver acontecendo, é possível telefonar para o 190, que a Brigada Militar vai se deslocar até o local e prestar socorro. Se a violência já ocorreu deve-se informar a Polícia Civil e fazer um Boletim de Ocorrência e solicitar as medidas protetivas.