Escola Legislativa e  Cidadania

 Escola Legislativa e  Cidadania

O professor João Maria de Lima, Presidente da Associação Potiguar das Escolas Legislativas (ASPEL), Diretor da Escola da Assembleia do RN, Fomentou a criação de 65 Escolas Legislativas no Rio Grande do Norte presente no Encontro Nacional de Legislativos Municipais no estado do Rio de Janeiro.

Onde levou aos vereadores o importante tema de debate a “Escola Legislativa e  Cidadania”,  com ênfase no Rio Grande do Norte, destaca-se, com atuação que não se resume à capacitação de seu quadro técnico, a Escola da Assembléia, cuja missão é promover uma educação Legislativa de excelência, contribuindo – por meio de serviços educacionais – para a formação política e profissional dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade, com ênfase para funções e atribuições do Parlamento.

É  fundamental no cenário em que as pessoas estão descrentes com a política, e a imagem dos políticos sofre desgaste constante. Mostrar que a Câmara dos Vereadores, a casa do povo, está aberta, não só em dia de sessão, mas trazendo benefícios – o maior deles, a educação – de forma gratuita é dar conta à sociedade de que ela está em primeiro plano, que a Casa não é só o palco de debates acalorados – situação X oposição.

Nesse sentido, para que as Câmaras Municipais pudessem ser contempladas com os cursos promovidos pela Escola da Assembleia, por meio do Conexão Parlamento estabeleceu-se que os parlamentos deveriam criar suas escolas por meio de um projeto de resolução.

UVB - União dos Vereadores do Brasil