Solenidade da Câmara de Curitiba comemora os 33 anos da Uvepar

Solenidade da Câmara de Curitiba comemora os 33 anos da Uvepar

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma sessão solene para comemorar a passagem dos 33 anos da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar). A solenidade foi dirigida pelo vereador Tico Kuzma (Pros), presidente da Casa, que também foi o autor da iniciativa da homenagem. A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: vereador Frederico Freitag, presidente da União dos Vereadores do Paraná; vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública e membro da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização e da Comissão Especial da Visibilidade Negra na Câmara Municipal de Curitiba; vereador Gilson Gonzatti, presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB); vereadora Gertrudes Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Ivaiporã (PR); vereadora Juliane de Souza, de Nova Esperança (PR); e Aparecido de Lino dos Santos, tesoureiro da Uvepar.

Tico disse que fez questão de nominar todos os vereadores presentes, pois, de acordo com ele, é em função desses representantes eleitos que a Uvepar existe. “Em suas mais de três décadas, a Uvepar fez a defesa das prerrogativas dos vereadores e promoveu a valorização dos Legislativos Municipais, oferecendo cursos, seminários e treinamentos, além de consultoria às Câmaras, visando à qualificação e ao aperfeiçoamento das Câmaras”, declarou Kuzma. Além disso, segundo o vereador, a entidade valoriza o municipalismo e a busca constante pelo fortalecimento dos Legislativos Municipais.

Kuzma esclareceu que a função de vereador é uma designação tradicional nos países de língua portuguesa e a origem do cargo remonta à Idade Média. A palavra vereador vem do verbo verear, que significa zelar, vigiar o bem-estar da comunidade, representando os interesses do povo, exercendo suas funções legislativas e fiscalizadoras. “Por isso, afirmo com segurança que nosso papel de vereador nunca teve tanta importância quanto nessa pandemia, buscando o equilíbrio entre as restrições que se mostravam necessárias e o livre exercício das atividades econômicas. Demonstrando os benefícios do nosso trabalho à sociedade, combateremos a criminalização da política”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba.

Ele destacou a realização da 1ª Marcha da Uvepar, que possibilitou aos vereadores virem à Curitiba. “Hoje tivemos o evento de abertura dessa Marcha com a presença do prefeito Rafael Greca e do governador Carlos Ratinho Massa”. Ele parabenizou a todos que já passaram pela Uvepar, em especial aos integrantes desta gestão.

Vereadores
Gertrudes Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Ivaiporã (PR) disse que em seu tempo de vereança aprendeu que existe a boa e a má política. A boa, segundo ela, se refere ao atendimento das demandas da população. “Não somos donos dos nossos mandatos. Nós somos eleitos pelo povo e essas pessoas merecem o nosso respeito”, disse a vereadora. Ela entende serem necessários o fortalecimento da Uvepar e o incentivo por maior participação das mulheres na política. “Nós mulheres, precisamos nos afirmar na política. O que nos diferencia é apenas o sexo, mas temos tanta capacidade e inteligência quanto os homens, portanto não podemos baixar a cabeça. Sei que há vereadoras que sofrem violências, são oprimidas, mas não podemos deixar que isso aconteça”, defendeu.

O vereador por Curitiba, Jornalista Márcio Barros, comentou que cada visita que um vereador faz a um bairro traz experiências que pautam o trabalho diário da vereança. Ele alertou para o fato de que os tempos mudaram e na política devemos evoluir, tratando o eleitor de forma especializada.

“As pessoas não são obrigadas a se adequar aos vereadores, e sim os vereadores que devem se adequar à melhor forma de atender as demandas populacionais”. Ele lembrou que dividiu seu mandato em três vertentes: atendimento à comunidade, legislação em prol da transformação social e construção de relações políticas. “É o que estamos fazendo aqui, trocar ideias e pensar em ações conjuntas entre os municípios”, disse ele.

Gilson Gonzatti, presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), lembrou que a Uvepar foi fundada em 22 de junho de 1989 e, desde aquela época, ela cumpre uma missão que é a de fortalecer os parlamentos municipais do estado. “Agradecemos por este momento simbólico que destaca a presença de uma entidade representativa que é a Uvepar”, declarou. Ele frisou que os poderes Executivo e Legislativo são independentes, embora atuem de forma harmônica. “Devemos ‘empoderar’ o Poder Legislativo. Para pensar os problemas da sociedade, é necessário que uma entidade como a Uvepar seja fortalecida”. Ele salientou que dos 3.800 vereadores representados pela entidade, apenas 15% são mulheres. “Também devemos lutar pelo incentivo à participação feminina na política”, frisou. No entendimento do presidente da UVB, as sessões nas quais houve a votação da cassação do ex-vereador Renato Freitas teriam traduzido a vontade da população. “Não é porque eu tenho um mandato que eu posso fazer o que eu achar melhor. Temos de ter respeito e decoro. Respeito com os cidadãos”, afirmou o presidente da UVB.

Frederico Freitag, presidente da Uvepar, disse que nada disso (a marcha e a homenagem) seria possível sem o empenho e a dedicação dos vereadores. Ele agradeceu a todos o empenho. “Somos a única entidade que representa os vereadores e isso se dá por meio de lei estadual”, lembrou. Freitag destacou a importância atual das redes sociais e questões contemporâneas, como o 5G, mencionado pelo prefeito Rafael Greca no evento promovido na parte da tarde. “É função da Uvepar lutar pelas bandeiras dos vereadores como o orçamento impositivo e o direito dos vereadores em receber diárias nas atividades em que esteja no exercício de funções representativas”, declarou. Ele também chamou atenção para as políticas públicas oferecidas pelo governo do estado aos municípios. “Trata-se de um grande desafio que aceitei com firmeza e tenho procurado fazer o meu melhor, dentro de tudo que está ao meu alcance”, disse Freitag. Ele lembrou que a instituição foi fundada há 33 anos com a participação do então vereador de Curitiba, Jorge Bernardi. “Após 33 anos, ela está consolidada e forte, para que possa continuar essa representação”, concluiu.

Presenças
Alex Tenã, vereador em Porecatu; Alexander Picão, vereador de Tupassi; Claudimara Escopeli Baggio, vereadora em Marmeleiro; Cléber Alexandre Torres, presidente da Câmara Municipal de Cambira; Edivaldo Aparecido Montanheri, vereador de Ivaiporã; Wellington Romagnolli, vereador de Nova Esperança; Emerson da Silva Bertoti, vereador de Ivaiporã; Francisco Júnior Piantkoski, vereador de Cantagalo; Genivaldo Gabriel Paz, vereador em Toledo; Jaffer Guilherme Pereira, vereador de Ivaiporã; José Cléber Martins, vereador de Cambira; José Maurino Carniato, vereador de Ivaiporã; Josimar Colaço, vereador em Toledo; João de Oliveira Júnior, vereador em Porecatu; Juliana de Souza, vereadora em Nova Esperança; Larissa do Pereira, vereadora em Sapopema; Leandro Sérgio Bezerra, vereador em Porecatu; Lirian Haruko Hayashi, diretora da Câmara de Cambira; Lucas Yago, vereador em Tupãssi; Luiz Perdocini Ribeiro, vereador em Tupãssi; Aparecida Biscardi, vereadora em Cambira; Marcos Antonio Kowalski, vereador em Marmeleiro; Oséias Soares dos Santos, vereador em Toledo; Pedro Geraldo de Araújo, vereador em Nova Esperança; Pedro Varella, vereador de Toledo; Reinaldo Gomes da Silva, presidente da Câmara de Cantagalo; Roseana Salvaterra Isídio, vereadora em Nova esperança; Waldomiro Nunes Ferreira, vereador em Toledo; e Vera Lúcia dos Santos Silva, vereadora em Canta Galo.

A cerimônia também teve a presença do empresário Nelson Rodrigues; de Denise Pinheiro, vice-presidente do partido Patriotas no Paraná; e do advogado Paulo Guedes, assessor jurídico da Uvepar.

Na oportunidade o presidente da UVB, Gilson Conzatti, homenageou a UVEPAR com a entrega de uma placa comemorativa dos 33 anos de fundação da entidade.

UVB - União dos Vereadores do Brasil