Todo voto importa: campanha do TSE incentiva a participação do eleitorado da melhor idade nas eleições

Todo voto importa: campanha do TSE incentiva a participação do eleitorado da melhor idade nas eleições

Na abertura da sessão plenária desta terça-feira (7), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, anunciou o lançamento da campanha “Todo voto importa”, que visa incentivar a participação do eleitorado da melhor idade nas eleições. O vídeo de promoção da iniciativa começou a ser exibido esta semana em emissoras de rádio e televisão de todo o país, em veículos de instituições parceiras e nos perfis do TSE nas redes sociais.

Produzida com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), a campanha busca estimular eleitoras e eleitores com mais de 70 anos – para os quais o voto é facultativo – a participarem ativamente do processo de escolha de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.

“Essa iniciativa, realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, parte do princípio que o exercício da cidadania pelo voto é o próprio sentido da democracia, porquanto confere a cada cidadã e a cada cidadão o poder de escolha com base naquilo que acredita ser o melhor para o país”, declarou o ministro, ao convidar as pessoas que acompanhavam a sessão plenária pelo canal do TSE no YouTube e pela TV Justiça.

Assista ao vídeo da campanha “Todo voto importa”.

A campanha

A campanha foi realizada a partir de material do projeto “Vota, família! Cidadania e acessibilidade”, idealizado pelo Núcleo de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (NSA) do Tribunal Regional paraense para promover a inclusão eleitoral de todos os públicos e a acessibilidade da pessoa com deficiência no local de votação.

O vídeo retrata a felicidade de Gracina do Rosário da Conceição Trindade, eleitora de 81 anos de idade, que faz questão de votar e de incentivar filhos e netos a exercerem esse ato de cidadania. No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem mais de 18 e menos de 70. No entanto, é facultado para os jovens de 16 e 17 anos e para as pessoas com mais de 70 anos.

UVB - União dos Vereadores do Brasil