Assembleia Legislativa/RS concede Mérito Farroupilha “in memorian” a Adroaldo Conzatti

Assembleia Legislativa/RS concede Mérito Farroupilha “in memorian” a Adroaldo Conzatti

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) concedeu “in memorian” a Medalha do Mérito Farroupilha ao ex-prefeito de Encantado Adroaldo Conzatti, falecido em 2021 aos 81 anos. A solenidade aconteceu na tarde de hoje (dia 07/06/22) por iniciativa do deputado Edson Brum (MDB), que junto com o presidente do parlamento gaúcho, Valdeci Oliveira (PT), entregou a distinção aos filhos do homenageado, Gilson, Rogério e Luiz Henrique Conzatti.
O vereador Gilson Conzatti, presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), é também vice-presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS). Seu pai, Adroaldo Conzatti foi o mentor da construção do Cristo Protetor de Encantado, estrutura que tem 37,5 metros de altura e foi erguido no Morro das Antenas, a 436 metros acima do nível do mar. Escolhido em quatro eleições para comandar o município, Adroaldo Conzatti foi vereador, suplente de deputado estadual e federal, diretor do Departamento Autônomo de Estreadas de Rodagem (DAER) e presidente do Esporte Clube Encantado. Além disso, fundou em 1971 o Escritório Contábil Conzatti, maior rede de escritórios de contabilidade do Rio Grande do Sul, com 18 unidades instaladas nas regiões dos Vales e Metropolitana de Porto Alegre. Presidiu o MDB em Encantado e, em 2014, fundou o PSDB no município.

A homenagem póstuma ao político de Encantado foi a última ação de Edson Brum no parlamento gaúcho. Após a cerimônia, ele ocupou o Grande Expediente da sessão plenária para se despedir dos colegas e anunciar, oficialmente, sua ida para Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Discursando de improviso, Brum lembrou que Conzatti foi um “líder visionário, que administrava Encantado pensando 20 anos na frente, e sem medo de ousar”. “Ele idealizou, levou seu plano adiante e colocou o Cristo de pé, a despeito de críticas e de quem duvida. O primeiro encontro com o escultor foi no meu gabinete”, contou Edson Brum. O presidente da UVERGS, vereador Silomar Garcia, foi uma das dezenas de autoridades e lideranças políticas a prestigiar a homenagem.

Em nome dos familiares, Gilson Conzatti agradeceu a homenagem que, segundo ele, é importante não apenas para os mais próximos , mas para toda a comunidade de Encantado. Ele falou sobre a trajetória política do pai e ressaltou que seu principal legado é o “espírito público e a concepção de que o bem coletivo está acima do bem individual”.

O presidente do parlamento gaúcho, deputado Valdeci Oliveira (PT), encerrou a cerimônia, elogiando a iniciativa do deputado peemedebista de homenagear uma figura pública “com um extraordinário legado de trabalho por sua comunidade, empatia e compreensão da necessidade de se olhar para o futuro”.

Valdeci afirmou ainda que, “neste momento de precarização dos espaços públicos e de criminalização da atividade política, o exemplo de Conzatti é uma luz apontando para um caminho diferente e possível, movido pela solidariedade e pelo bem comum.”

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Mateus Wesp (PSDB), Jovir Costella (MDB) e Vimar Lourenço (PP), além do presidente do TCE, Alexandre Postal, e do chefe interino da Casa Civil, Bruno Pinto de Freitas, prestigiaram o evento.

UVB - União dos Vereadores do Brasil