Seminário na Câmara dos Deputados discute sobre governança e cidades inteligentes

Seminário na Câmara dos Deputados discute sobre governança e cidades inteligentes

Organizado pelo deputado Eduardo Bismarck (PDT/CE), a Câmara realizou, nesta quarta-feira (1º), o seminário Gestão Inteligente Cidades Digitais. Realizado no salão Nobre da Casa, em Brasília, Distrito Federal, o evento teve sucesso de adesão contou com painéis, palestras e premiações. Representantes políticos e acadêmicos de todo o país marcaram presença. Bismarck, também Presidente da Frente Parlamentar Mista de Inteligência Artificial, destaca que o evento é importante para o futuro da governança pública.

“Através dessa ação, esperamos ter oportunizado a troca de experiência entre gestores públicos e trazido informações relevantes de como atualizar e modernizar as gestões. É possível trazer melhorias tanto no acesso dos cidadãos aos serviços públicos, como também na integralidade da vida das pessoas”, comentou o deputado, também autor do PL que pretende criar o Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil.

Endossando e qualificando os debates no evento, o seminário contou com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Os talks foram ministrados por personalidades renomadas como o Prof. Marcelo Vitorino, professor e consultor em Marketing Político e Eleitoral; Eduardo Gomes (MDB-TO), senador e líder do governo; Prof. Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV; e Diogo Costa, presidente da Enap.

As pautas debateram, sobretudo, o municipalismo e como o digital pode ser aplicado na realidade das cidades. Estiveram presentes diversos parlamentares, entre eles, Robério Monteiro e Leônidas Cristino, deputados federais pelo PDT Ceará, e Sérgio Aguiar, deputado estadual. Prefeitos de municípios cearenses, como Sávio Gurgel, de Russas, Joacy Junior, de Jaguaribara, e Herberlh Freitas, de Baturité – vencedor de prêmio pela implantação do primeiro bairro inteligente em um município do Ceará –, também compareceram.

O evento também contou com apoio da Comissão de Ciência e Tecnologia, representada pelo deputado federal e ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT-PR); e das frentes parlamentares da Economia Digital, em Defesa do Pacto Federativo e a Municipalista – representadas, respectivamente, pela deputada Luísa Canziani (PSD-PR), Silva Costa Filho (Republicanos-PE) e Herculano Passos (Republicanos-SP).

O seminário contou ainda com transmissão on-line e interessados podem assistir aos painéis através do Youtube da Câmara dos Deputados.

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil