Câmara de Caxias do Sul comunica cerimônia de posse da mesa diretora 2022
— 27/12/2021Cerimônia de posse da Mesa Diretora 2022 ocorre no dia 03 de janeiro
A solenidade acontece na Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti, às 15h
No dia 3 de janeiro de 2022, às 15h, ocorre a posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias do Sul para o ano de 2022. A solenidade acontece na Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti.
Assume o comando da Mesa Diretora de 2022 a vereadora Denise Pessôa/PT. Será a terceira mulher a responder pelo cargo de presidenta na história do Legislativo, ou seja, desde 1892. Antes dela, ocuparam esse posto a pedetista Rachel Grazziotin (1985 – 1986) e a emedebista Geni Peteffi (2012) (ambas in memoriam). Também tomam e compõem a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice-presidente), Velocino Uez/PTB (2º vice-presidente), Zé Dambrós/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira (2º secretário).
Na solenidade, será permitida a entrada do público com restrição de 30 pessoas no plenário da Casa, mais os vereadores, devido às medidas de prevenção contra a covid-19.
Para aqueles que desejarem acompanhar todos os detalhes da posse, a cerimônia será transmitida pelas redes sociais (Facebook e Youtube) do Legislativo. Além disso, a cobertura completa ocorre no site: www.camaracaxias.rs.gov.br.
Conheça a Mesa Diretora
Presidenta Denise Pessôa/PT
Denise é mãe, servidora pública e formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul, com MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades. Tem Especialização em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela Unicamp. Foi reeleita para o quarto mandato com 5.117 votos, sendo a segunda maior votação da cidade. Ao longo da vida política dentro do Legislativo, Denise presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária. Dentre suas pautas de atuação estão o serviço público, os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e os direitos humanos.
1ª Vice-presidente Tatiane Frizzo/PSDB
Tatiane iniciou na política a partir do movimento estudantil universitário, sendo integrante do Diretório Acadêmico da Fisioterapia da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). É fisioterapeuta pós-graduada em Especialização em Docência no Ensino Superior. Em 2008, foi escolhida Rainha do Vinho Novo e em 2010, Rainha da Festa Nacional da Uva. Na política, Tati, como é conhecida, é envolvida e atua junto à comunidade, principalmente na região do bairro Forqueta. Após um período como suplente, substituindo o vereador Neri, O Carteiro/Solidariedade, em 2020, com 1.822 votos, ela conquistou uma vaga para a XVIII Legislatura (2021-2024).
2° Vice-presidente Velocino Uez/PTB
Velocino é agricultor, comerciante, casado, pai de dois filhos e um grande incentivador da permanência do jovem no campo, além da melhoria das estradas do interior e da abertura de novas agroindústrias. O petebista fundou a Associação de Moradores da 4º Légua e foi subprefeito de Galópolis entre 2013 e 2016. Foi eleito em 2016, com 3.145 votos, e desde então já assumiu a presidência das comissões de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ética Parlamentar, Constituição, Justiça e Legislação, do Idoso e Segurança Pública e Proteção Social, além de comandar a Casa do Povo em 2021.
1º Secretário Zé Dambrós/PSB
Dambrós é músico, compositor e vocalista do conjunto tradicionalista “Os Galponeiros”. Ligado às causas comunitárias, o socialista busca a revitalização e a reabertura do Corpo de Bombeiros da Zona Norte e a construção de escolas infantis em bairros de grande vulnerabilidade. O parlamentar arrecadou 2.294 votos e está na sua primeira legislatura. Na Casa do Povo, o vereador compõe seis frentes parlamentares, sendo uma delas em defesa da reforma e reabertura do Corpo de Bombeiros da Zona Norte. Em 2021, Dambrós fez parte da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) e da Mesa Diretora, sendo o segundo vice-presidente.
2º Secretário Clóvis de Oliveira/PTB
Clóvis é um dos três vereadores da bancada do Partido Trabalhista Brasileiro, na Casa. Comerciante, trabalha também como animador de eventos infantis. Conhecido como Xuxa pela comunidade e pela ligação com as crianças, o parlamentar é natural de Bom Jesus, filho de agricultores e mudou-se para Caxias do Sul em 1980, em busca de trabalho. Na política, o petebista iniciou sua trajetória como presidente do bairro Serrano, onde permaneceu por 12 anos. Foi suplente do partido nas eleições de 2012 e 2016. Assumiu uma cadeira na Câmara em 2020, ano em que concorreu novamente a vereador e ganhou com 1.557 votos. No Legislativo, o parlamentar já fez parte de quatro frentes parlamentares e, em 2021, integrou três comissões.