UVB promove palestra sobre cultura gaúcha durante evento em Encantado

UVB promove palestra sobre cultura gaúcha durante evento em Encantado

Na  noite da quinta-feira(09)  a programação do Seminário Nacional de Legislativos e Gestões Municipais , foi realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Giuseppe Garibaldi , com a palestra sobre o Ensino da Cultura Gaúcha nas Escolas. Para Adriane Zanotelli, patroa do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), os centros além de ser um cultivador da cultura e tradição gaúcha também tem um papel muito importante na sociedade.

“A transmissão de valores, educação e respeito com as pessoas, esse é o legado deixado por nossos antepassados. Pensando desta forma já estamos a muito tempo mudando a maneira de pensar da nossa comunidade e uma maneira de fazer isso, é transmitir conhecimento da nossa cultura e costumes repassando para as crianças e jovens na escola, atingindo assim um público maior.

Com o apoio dos nossos gestores com certeza atingiremos esse objetivo e sentiremos ainda mais orgulho do nosso Rio Grande”, acredita a patroa.

O prefeito de Iraí/RS, Antônio Vilson Bernardi, em uso da palavra citou o tradicionalismo, ele que após ascender a chama crioula, passou a se trajar com indumentária gaúcha em todas as ocasiões. O prefeito Iraiense  demonstrou aos vereadores e vereadoras de outros estados um pouco sobre algumas palavras de expressão usadas no dia a dia na região gaúcha.

A coordenadora da 24ª região tradicionalista, pela quarta vez consecutiva, Luce Carmen Mayer, professora municipal no município de Venâncio Aires, falou das suas funções de representar o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), e de sempre participar das atividades regionais e levar informações, discorreu da importância dos municípios gaúchos trabalharem a tradição gaúcha nas escolas e na comunidade.

Prefeito de Iraí, Antônio Vilson Bernardi, falou da lei municipal de 2011, que instituiu o ensino da tradição gaúcha nas escolas municipais.

Sede do CTG de Encantado

Patroa do CTG Giuseppe Garibaldi, Adriana Zanotelli (verde) e a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmen Mayer, (azul) falaram da importância da cultura gaúcha na educação de crianças e adolescentes.

UVB - União dos Vereadores do Brasil