Artigo: Seminário de Legislativos aproxima Encantado e Maricá

Artigo: Seminário de Legislativos aproxima Encantado e Maricá

O Seminário Nacional de Legislativos e Gestões Municipais não poderia encontrar lugar mais adequado para acontecer do que na cidade de Encantado: casamento perfeito entre teoria e prática. E o indicativo disso, para mim, foi poder participar dos debates em torno de “Como Construir Cidades Colaborativas” – tema central do encontro – e depois conhecer, ‘in loco’, um projeto tão inspirador como o da obra do Cristo Protetor.

Protetor de um município que, ao ser nomeado, e ao mesmo tempo sujeito e predicado, substantivo e adjetivo. Que cidade encantadora Encantado. Seu nome já diz. E diz mais ainda por meio de seus atores públicos – verbos de ação – empresários e pessoas físicas dispostos a colaborar mais e mais para mantê-la linda, atraente, lugar em que o ideal de se trabalhar juntos por um objetivo comum é concreto, é realidade.

Um desses atores foi homenageado merecidamente ‘in memorian’, o ex-prefeito Adroaldo Conzatti, idealizador da obra que é construída a partir de doações da sociedade civil. Um sonho acolhido por empresas e moradores capazes de ajudar economicamente visando a um bem maior, a um benefício coletivo: o seu próprio desenvolvimento. Almejado também por Gilson Conzatti, organizador do evento enquanto presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB) e filho orgulhoso do ex-prefeito.

Impossível não pensar na minha Maricá enquanto conhecia, encantada, Encantado. Não pensar no município no qual atuo como vereadora e que igualmente tem vocação e talento para investir na Cultura, no Turismo, no engrandecimento humano. Ela igualmente servindo de modelo para outras cidades brasileiras com suas ações, seus programas, sua práxis social, dentro de uma gestão de governo que prioriza o bem-estar dos moradores.

Encantado e Maricá podem e devem trocar experiências, ensinar uma a outra, se aproximar e se conhecer. Ganha, com isso, o cidadão, o legislador, o gestor, o futuro de cada uma delas. A administração municipal. Ganha todos nós com aptidão para a felicidade.

Presidente da União dos Vereadores do Brasil/UVB, Gilson Conzatti e  os Vereadores de Maricá/RJ

Vereadora de Maricá/RJ, Andréa Cunha e o Prefeito de Encantado/RS, Jonas Calvi

UVB - União dos Vereadores do Brasil