O desenvolvimento econômico viabilizado pelo colaboratismo

O desenvolvimento econômico viabilizado pelo colaboratismo

O desenvolvimento econômico viabilizado pelo colaboratismo, casos concretos de referências, foi o tema apresentado pela consultora, escritora e que possui 35 anos de experiência no turismo, Vaniza Schuler. Um grande exemplo de colaborativíssimo é o município de Encantado, onde a comunidade são os principais incentivadores e colaboradores de grande projetos para melhorar a qualidade de vida e autoestima dos cidadãos.

A ideia do  colaboratismo  como tema do Seminário Nacional de Legislativos e Gestões Municipais do  como  modelo empresarial pressupõe o trabalho em equipe, orquestrado com inteligência, onde os elementos do grupo focam no resultado do conjunto, doando-se individualmente, sem maiores preocupações com recompensas imediatas.

Citou o cooperativo  que é um meio para que um determinado grupo de indivíduos atinja objetivos específicos, através de um acordo voluntário para COOPERAÇÃO RECÍPROCA que pretende melhorar a situação econômica deste grupo, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns, que excedam a capacidade de cada indivíduo realizar isoladamente.

Para um município colaborativo os pontos iniciativos , são a comunidade, rede empresarial, influenciador  apoiadores liderança, projetos ideias e os desafios. A inovação seja nas ideias e na concretização dos projetos, Vaniza  compartilhou como exemplo aos parlamentares o Cristo Protetor de Encantado e o Natal de Luz na Cidade de Gramado/RS, que são 81 dias  de evento que recebe mais de 2 milhões.

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil