Lideranças participam de seminário para debater ações de cidades colaborativas

Lideranças participam de seminário para debater ações de cidades colaborativas

Com o objetivo de apresentar ferramentas e a importância do poder público unir forças com a comunidade para desenvolver projetos que irão melhorar a qualidade de vida e impulsionar o crescimento das cidades, nos dias 8, 9 e 10 e 11 de dezembro, a União dos Vereadores do Brasil (UVB) realiza o Seminário Nacional de Legislativos e Gestões Municipais, na Terra do Cristo Protetor.

Nesta edição o tema principal é “Como construir Cidades Colaborativas” e deve reunir vereadores, assessores, diretores, procuradores e servidores de Câmaras Municipais, bem como prefeitos, vice-prefeitos e sociedade em geral de todo o país.

De acordo com o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, reunir líderes políticos para debater conteúdos que possam auxiliar no desenvolvimento dos municípios é extremamente importante. “Ainda mais quando o conteúdo é inovação na gestão pública, que será o tema que vou abordar durante o seminário da União de Vereadores do Brasil”, destaca.

Especialista em liderança, inovação e gestão, Kohlrausch salienta que o mundo cada vez mais globalizado e tecnológico exige uma maior profissionalização e adaptabilidade por parte das pessoas para que elas consigam lidar de maneira qualificada com este novo momento que vivemos. “E no caso dos gestores públicos, pela liderança que exercem nos seus municípios, essa necessidade é ainda mais perceptível”, menciona.

Kohlrausch ressalta que inovar significa fazer a gestão do presente e do futuro através da mudança com o intuito de atingir melhores resultados. “A inovação surge de uma necessidade, seja de resolver um problema ou de melhorar um processo, um serviço ou um produto. Dessa forma, ao mesmo tempo em que a burocracia é um empecilho para uma gestão pública mais efetiva, ela acaba sendo o maior motivador da inovação, pois é necessário muita criatividade e imaginação para se promover o desenvolvimento de cidades em nosso país, onde a falta de profissionalismo e de interesse coletivo são poderosas amarras que travam novas iniciativas e o progresso”, frisa.

Segundo o vereador de Encantado e presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) Diego Augusto da Rosa Pretto, que abordará o tema Legislar Para Desenvolver, a ideia é instrumentalizar os vereadores se pensando no novo ano de trabalho. “Mostrar como impacta no dia a dia as políticas de apoio ou desenvolvimento das cidades porque a gente é interligado, principalmente, entre pequenos municípios. E algumas ações dentro do legislativo pode reforçar e alavancar o desenvolvimento dos municípios, queremos entregar ferramentas aos vereadores para poderem executar seu trabalho na melhoria e qualidade de vida das suas cidades”, salienta.

Dentro do processo, o papel da imprensa no fortalecimento das cidades é fundamental e para explanar o assunto o presidente da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS), Adair Weiss, participa do evento na quinta-feira (9). “Todos os grandes feitos na história tiveram visibilidade da imprensa. Quando ela está presente e dá luz aos fatos, a visibilidade ganha escala. Em tempos de notícias falsas, a imprensa séria e profissional se ergue vital para a confiabilidade e o desenvolvimento, ainda mais em pequenas cidades e regiões. Uma imprensa atuante contribui para uma região mais forte. E os agentes públicos e privados que sabem disso, multiplicam seus resultados”, pondera.

Conforme o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) Leandro Arenhart, falar sobre Turismo como Fonte de Desenvolvimento Regional é uma forma de expor o trabalho que vem sendo realizado pela entidade e que pode servir de incentivo para movimentar o setor em outras regiões. “Fico feliz de participar desses eventos porque acima de tudo a Amturvales é uma ponte entre o empreendedor e gestores e que bom que o tema turismo está sendo abordado, não só em Encantado, mas no Vale, que está atento as oportunidades que estão ocorrendo. Muitos não tem ideia do que está acontecendo e é um momento de levar essas informações, de tudo que está previsto. Hoje com certeza somos uma das regiões do Estado que mais tem oportunidades para negócios turísticos e com certeza o Cristo Protetor vai mudar não só a nossa realidade, mas do Rio Grande do Sul”, almeja.

O Ensino da Cultura Gaúcha nas Escolas Municipais também está na pauta da programação. Para Adriane Zanotelli, patroa do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Giuseppe Garibaldi, os centros além de ser um cultivador da cultura e tradição gaúcha também tem um papel muito importante na sociedade. “A transmissão de valores, educação e respeito com as pessoas, esse é o legado deixado por nossos antepassados. Pensando desta forma já estamos a muito tempo mudando a maneira de pensar da nossa comunidade e uma maneira de fazer isso é transmitir conhecimento da nossa cultura e costumes repassando para as crianças e jovens na escola, atingindo assim um público maior. Com o apoio dos nossos gestores com certeza atingiremos esse objetivo e sentiremos ainda mais orgulho do nosso Rio Grande”, acredita. A palestra ocorre na sede da entidade, no segundo dia de evento.

“Como Construir Cidades Colaborativas sem dúvidas será um grande encontro de gestores de todo o Brasil para discutir novos rumos das gestões para transformar as vidas dos cidadãos. E na minha palestra vou falar sobre a Gestão Conectada, pois levando em conta de que o Brasil ocupa a segunda posição no mundo ficando 10h e 8min conectado na internet e 70,3% da população está nas redes sociais e ficando em média 3h e 31min nas redes e 97% da população tem um celular para tanto as gestões municipais seja no executivo e legislativo precisam também estar conectados com a população e nossa palestra vai abordar essas informações e trazer dicas para interação nas principais redes sociais usadas no país”, destaca o jornalista e social media Fabiano Diehl, que participará do seminário no dia 10/12, sexta-feira.

O evento, que ocorre no auditório do Sicredi Região dos Vales, em Encantado, tem apoio da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Sicredi, Câmara Municipal de Vereadores de Encantado e Administração Municipal de Encantado. Mais informações podem ser obtidas em www.ubvbrasil.com.br ou pelo Whatsapp (55) 9 9644-9022, com Fernando.

Texto: MAIS Comunicação Integrada

Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

 

Paulo Kohlrausch, Prefeito de Santa Clara do Sul/RS

Adriane Zanotelli, patroa do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Giuseppe Garibald

 

Diego Augusto da Rosa Pretto, Presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) Diego Augusto da Rosa Pretto

Adair Weiss, Presidente da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS)

Leandro Arenhart, Presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales)

Fabiano Diehl, Jornalista e social media 

UVB - União dos Vereadores do Brasil