Exposição “Guardiãs da Terra” exibe saberes das mulheres agricultoras de Caxias do Sul

Exposição “Guardiãs da Terra” exibe saberes das mulheres agricultoras de Caxias do Sul

A mostra fotográfica promovida pelo Legislativo municipal abre de forma presencial na tarde desta sexta-feira (19/11), no Espaço Cultural Mário Crosa

Caxias do Sul/RS– Para valorizar os fazeres e os saberes das mulheres do campo, o Parlamento Municipal lança, nesta sexta-feira (19/11), às 16h, para apreciação da comunidade, a mostra fotográfica “Guardiãs da Terra”. São 14 imagens que revelam o dia a dia de quem faz da agricultura e da pecuária razões de seu viver pessoal e profissional.

As fotos foram registradas pelo fotógrafo e jornalista Gabriel Lain, a partir de um projeto da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, com o aval da Mesa Diretora 2021. A exposição integra a programação de 25 anos da atual sede do Legislativo e poderá ser apreciada no Espaço Cultural Mário Crosa, desde a tarde desta sexta-feira (19/11) até o dia 6 de dezembro. A visitação ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Os cliques foram feitos na área rural caxiense, com destaque a localidades de Galópolis e Vila Cristina, durante o primeiro semestre deste ano. Embora contemplem a atuação das mulheres que residem na zona rural, a mostra faz reverência a todo o público feminino, tanto do campo quanto da cidade.

O fotógrafo Gabriel Lain explica que o projeto tem o intuito de homenagear as mulheres, especialmente, a mulher do interior. “Este é o ano em que temos cinco vereadoras, a maior bancada feminina da história do Parlamento caxiense. Então, valorizamos as mulheres que estão aqui, as de Caxias e, principalmente, as que trabalham na agricultura”, salientou.

Entre os ofícios mostrados pelas protagonistas da exposição, estão o de fazer e assar o pão; elaborar agnolini; cuidar dos parreirais; colher uva; cozinhar a chimia no tacho; plantar hortaliças; preparar a mesa, com grostoli, pão, salame, geleias e vinho.

“Como agricultor, colono, e agora no comando do Legislativo, admiro ainda mais o trabalho e o esforço das mulheres que ajudam a colocar o alimento à mesa da população”, elogia o presidente da Câmara, vereador Velocino Uez.

O chefe da Assessoria de Comunicação, jornalista Tales Armiliato, acrescenta o valor histórico da exposição. Segundo ele, as imagens simbolizam dois importantes tempos. “Simbolizam a experiência das mulheres que nascem e ficam no campo ao longo de sua trajetória e daquelas que estão começando nos cuidados da lavoura e dos animais”.

De acordo com Armiliato, a exposição envolveu toda a Assessoria de Comunicação Social do Legislativo durante cinco meses. Ele recorda que no dia 25 de novembro, às 14h30, no espaço Mário Crosa, as personagens fotografadas estarão acompanhadas de suas famílias para um evento de apresentação oficial da exposição. Segundo Armiliato, as agricultoras serão recebidas pelo presidente da Câmara Municipal, Velocino Uez e os vereadores integrantes da Mesa Diretora da Casa. Conforme o jornalista, um documentário também está sendo preparado pelos profissionais da TV Câmara Caxias mostrando o pensamento e a opinião dessas mulheres diante dos desafios da atualidade.

As fotografias estavam disponíveis desde o dia 27 de setembro de 2021 no site oficial da Casa do Povo. Agora, com a possibilidade de visitação pública, a mostra está sendo aberta de forma presencial. E, no ano de 2022, a exposição será levada ao estande da Câmara Municipal, nos Pavilhões da Festa Nacional da Uva, em sua próxima edição,  que ocorre de 18 de fevereiro a 6 de março.

 

.

 

Dona Wilma Maria Argenta Bertotti da comunidade de São Virgílio da 2ª Légua é uma das personagens da exposição

Crédito: Gabriel Lain/Divulgação

UVB - União dos Vereadores do Brasil