Sessão solene na Assembleia Legislativa homenageia vereadores do Ceará

Sessão solene na Assembleia Legislativa homenageia vereadores do Ceará

O Dia Nacional do Vereador foi celebrado na sexta-feira (08/10), em sessão solene, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A data, comemorada no dia 1º de outubro, foi instituída pela Lei Federal nº 7.212/1984.

A iniciativa dos deputados Audic Mota (PSB) e Sérgio Aguiar (PDT), subscrita pelos deputados Carlos Felipe (PCdoB) e Augusta Brito (PCdoB), destacou 81 vereadores cearenses de vários municípios do Estado.

Na avaliação do deputado Audic Mota (PSB), propositor da solenidade, o Dia do Vereador é um momento de regozijo para os legislativos municipais. “Eu já tive a experiência de ser vereador, ser presidente de câmara. Faz parte do nosso contexto prestigiar esse agente político. O vereador é o agente político que tem maioria no estado do Ceará e em todos os estados da nação. É quem está em locução com os deputados, com o Executivo, oxigenando as demandas e trazendo as vontades primeiras da população”, pontuou.

De acordo com o deputado Sérgio Aguiar (PDT), o vereador é o elo entre os demais representantes e a população. “O papel do vereador junto à comunidade é um dos mais importantes, porque ele é o primeiro que é legitimamente sufragado nas urnas e tem o contato direto da população “, disse. Segundo o parlamentar, os mandatários que saem das urnas designados pela população vão honrar os compromissos firmados através do mandato.

A procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Augusta Brito (PCdoB), por sua vez, observou que a ideia é expandir o trabalho da PEM para o interior do Estado através das câmaras. “Nós temos uma parceria grande com as câmaras municipais porque sabemos a importância de levar a procuradoria  para os municípios, mostrando a relevância que os vereadores têm. Queremos levar a PEM até o final do ano para 50 câmaras e fortalecer esses laços, adiantou”.

O presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC) e vereador de Umirim, Antônio Braga, em nome dos homenageados, ressaltou a importância de celebrar a data. “Somos os políticos mais próximos do povo. Somos os políticos e atendemos o nosso eleitorado. É uma missão o cargo de vereador. Você tem que encarar como uma missão e encarar com amor.”

Durante o evento, também foi homenageado in memorian Renato Torquato, funcionário da UVC por 24 anos, que faleceu vítima da Covid-19, no primeiro semestre de 2021.
JI/AT

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil