Erechim/RS-Obra Promocional Santa Marta é agraciada com a maior honraria do Legislativo, o Troféu Castelinho

Erechim/RS-Obra Promocional Santa Marta é agraciada com a maior honraria do Legislativo, o Troféu Castelinho

Na última quinta-feira (16), o Poder Legislativo Erechinense prestou sua homenagem a uma instituição cujo trabalho se destaca no âmbito socioeducativo do município. A partir de proposição do ex-vereador Lucas Farina, o Troféu Castelinho foi concedido à Obra Promocional Santa Marta, que desde 1985 auxilia crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. A maior honraria da Casa do Povo foi entregue à presidente da instituição, Elaine Alves da Rocha, e à coordenadora pedagógica Jussara Trierveiler. Também estiveram presentes a presidente da Câmara, Ana Oliveira (MDB), o ex-vereador Flavinho Barcellos e sua esposa Heliete Barcellos.

Fundada pela Congregação das Irmãs Filhas de Caridade São Vicente de Paula, a Obra Promocional Santa Marta atende atualmente 40 crianças de 4 e 5 anos, 60 adolescentes e jovens de 12 a 24 anos e 125 famílias. No local, são desenvolvidas diversas atividades, como oficinas de literatura e comunicação, educação física, jogos e recreação, informática, artesanato, preparação para o mercado de trabalho, grupo de acolhida e grupo de convivência. “É motivo de grande honra prestar o devido reconhecimento a este importante e belo trabalho desempenhado em benefício de nossas crianças e adolescentes, com o apoio de muitas pessoas e que representa muito para o município”, destacou Lucas Farina.

Emendas impositivas

Na ocasião, as representantes da Obra Promocional Santa Marta agradeceram a indicação de repasse de emendas impositivas realizado pelo Legislativo no final de 2020. Os recursos foram indicados pelos ex-vereadores Lucas Farina e Flavinho Barcellos e pela vereadora Sandra Picoli (PCdoB).

Sobre a homenagem – Em virtude do início da pandemia de covid-19, a Sessão Solene referente ao aniversário de 102 anos de Erechim, que aconteceria no dia 19 de março de 2020 foi cancelada. Antes disso, no entanto, os vereadores já haviam definido entidades, associações e cidadãos do município que receberiam o Troféu Castelinho durante a sessão. A fim de manter a homenagem e o reconhecimento a quem tanto fez e faz pela cidade, a Mesa Diretora decidiu retomar as entregas da honraria – de forma individual e sem solenidades. Os parlamentares da legislatura anterior que não fazem mais parte do Legislativo serão convidados para realizarem a entrega da homenagem a seus respectivos indicados, e os que iniciaram o mandato em 2021 terão direito a indicar outros nomes.

UVB - União dos Vereadores do Brasil