UVESP forma o Parlamento Regional Metropolitano do Vale do Paraíba

UVESP forma o Parlamento Regional Metropolitano do Vale do Paraíba

 

(Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale histórico)

Nesta sexta-feira, dia 10,  formado o Parlamento Regional Metropolitano do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico, que engloba 39 municípios, agrupados em cinco sub-regiões. O evento da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) aconteceu às 15hs na Câmara Municipal de São José dos Campos. Onde foram eleitos oito membros e formadas várias comissões.

O Parlamento Regional Metropolitano do Vale do Paraíba (Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale histórico) cumprirá o papel de promover a integração dos municípios, visando o desenvolvimento da região, tratando as questões que são comuns ao conjunto dos 39 municípios membros e respeitando as peculiaridades de cada cidade.

A nova regionalização do Estado, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Governo Paulista, incluiu os vereadores para integrarem o Conselho de Desenvolvimento. Para o presidente do Conselho de Administração da UVESP, Sebastião Misiara, além de fortalecer o Poder Legislativo, dá ao vereador a condição de opinar sobre políticas regionais de interesse da população.

A presidente executiva da UVESP, Silvia Melo, disse que a entidade já tem vários Parlamentos formados e “todos serão adequados ao modelo criado pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Regional e do SEADE’ O secretário Marco Vinholi diz que considera fundamental a participação dos vereadores nesse processo de desenvolvimento pensado para os próximos 20 anos. Diretores da UVESP participarão do evento, que contará também com a presença de autoridades estaduais.

UVB - União dos Vereadores do Brasil