Marcha dos Legislativos destaca Cristo e homenageia ex-prefeito de Encantado/RS

Marcha dos Legislativos destaca Cristo e homenageia ex-prefeito de Encantado/RS

A trajetória de Adroaldo Conzatti e o esforço comunitário para construção do monumento no Morro das Antenas foram apresentados no segundo dia da Marcha dos Legislativos Municipais, em Brasília

Foi muita emoção. Chorei sem parar quando relembraram do meu pai”. As palavras do presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, e filho do ex-prefeito Adroaldo, descrevem o momento em que a 20ª edição da Marcha dos Legislativos Municipais homenageou a trajetória do líder político de Encantado.

O parlamentar foi pego de surpresa. Em meio às atividades do evento, logo após a apresentação do projeto do Cristo Protetor. “Eu não esperava. Não estava no plano. Isso foi coisa do Cris Costa (vereador de Encantado e mestre de cerimônias)”.

De fato, os minutos dedicados ao ex-prefeito marcaram o segundo dia da marcha. “A perda ainda dói. É muito recente”, relembra. “Tive a ideia de fazer essa homenagem e não falei para ninguém. Depois o Gilson veio me abraçar, chorando. Quase matei ele do coração”, brinca Cris Costa.

Estavam presentes mais de 1,7 mil vereadores de todo o país. Foi apresentado um vídeo falando sobre a participação de Adroaldo Conzatti no desenvolvimento do projeto de construir o Cristo no Morro das Antenas.

Para Costa, o ex-prefeito foi um líder político de Encantado. “Mesmo os adversários sempre tiveram muito respeito por ele. O velório foi marcante. Nunca na história da cidade tinha ocorrido algo assim”, relembra o vereador.

Adroaldo Conzatti morreu aos 81 anos, no dia 19 de março deste ano. Ele estava em tratamento contra a covid-19, internado no hospital Santa Teresinha, de Encantado, quando sofreu uma queda e teve uma hemorragia cerebral.

Outro momento de homenagem foi para o jornalista Adriano Mazzarino. Ele foi palestrante em edições anteriores da Marchas dos Vereadores e morreu no dia 16 de fevereiro, devido a uma inflamação no pâncreas.

Maior Cristo do país

O Cristo Protetor de Encantado medirá 43 metros de altura. A envergadura dos braços é de 36 metros. O monumento de Encantado está projetado para ser maior do Brasil, superando o monumento do Rio de Janeiro.

Os detalhes do projeto foram apresentados pelo coordenador do projeto Trem dos Vales, Rafael Fontana. No encontro, o integrante da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) explicou a organização para potencializar as visitas ao monumento.

Entre os planos está o roteiro Caminhos Peregrinos do Cristo Protetor. A intenção é criar quatro rotas, contemplando todo o Vale do Taquari.

Sobre a Marcha

Promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), a Marcha começou nessa terça e vai até amanhã. O evento conta com palestras técnicas, apresentações de projetos e debates sobre a função dos vereadores no fortalecimento da democracia e do trabalho para atender demandas da sociedade.

“Nosso propósito é fortalecer o Legislativo. Fazer com que as câmaras municipais sejam cada vez mais proativas e profissionais”, afirma o presidente da UVB, Gilson Conzatti.

Muito dessa atuação, ressalta Cris Costa, é fazer com que os vereadores ultrapassem amarras paradigmas ideológicos. “Os vereadores não são inimigos. Temos de evitar brigas de oposição e situação, para desempenhar a função de defender a população e o serviço público.”

Para ele, uma das formas de melhorar a atuação do parlamentar é por meio da formação, dos cursos e do conhecimento. “O vereador aprende sua função em meio ao mandato. Ninguém ensina o que é estar em uma câmara. Depende do agente público buscar essas informações.”

UVB - União dos Vereadores do Brasil