Mulheres nas Esferas de Decisão e Poder

Mulheres nas Esferas de Decisão e Poder

O Fórum Nacional da Mulher Parlamentar com a participação especial de Cristiane Britto, Secretária Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, foi coordenado pela Presidente da UVB Mulher, Vereadora Edylene Ferreira, que convidou todas as vereadoras presentes na XX Marcha dos Legislativos Municipais para subir ao palco e frente palco para registrar sua participação.

Em seguida a participação da Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Britto em sua explanação citou a importância das mulheres na política e  a importância de  municípios adotarem políticas públicas para as mulheres. Na política, a barreira continua difícil, principalmente porque a política é lugar de decisão e de poder, portanto é espaço privilegiado para os homens. Veja que as mulheres são mais da metade do eleitorado brasileiro, possuem mais escolaridade e, ainda assim, estão longe dos espaços de poder.

Falar em representatividade feminina é falar na defesa de uma sociedade mais igualitária, na busca pela garantia de direitos e na criação de modelos femininos diversificados que possam servir de inspiração para outras meninas e mulheres.

A participação igualitária das mulheres na sociedade é considerada um direito humano fundamental. … De maneira geral, é possível observar que a participação das mulheres tem aumentado, mas a passos muito pequenos. Na política temos apenas 24,9% de parlamentares mulheres.

Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no governo.

A presidente da UVB Mulher encerrou o Fórum com o convite para o  Encontro Nacional de Legislativos e Fórum da Mulher Parlamentar, acontece de 21 e 24 de setembro em Salvador, tendo por local o Grande Hotel da Barra. Organizado pela Plenária Assessoria em parceria com a União dos Vereadores do Brasil – UVB e com o apoio da União dos Vereadores da Bahia – UVB-BA, o encontro de qualificação parlamentar visa contribuir com o mandato de homens e mulheres do Poder Legislativo Municipal do país.

UVB - União dos Vereadores do Brasil