Na Assembleia da Avevi em Barra Velha vereadores recebem orientações dos representantes da UVB

Na Assembleia da Avevi em Barra Velha vereadores recebem orientações dos representantes da UVB


A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi realizou assembleia com seus associados nesta sexta-feira (16) na Câmara de Vereadores de Barra Velha. Destaque para a presença do presidente da União dos Vereadores do Brasil – UVESC, Gilson Conzatti, vereador do município de Iraí – RS. Ele fez elogios para a Avevi pelo trabalho que presta para seus associados, disse que é uma entidade modelo para o país. Parabenizou as vereadoras da entidade por instituir o colegiado da mulher vereadora. Convidou a todos para participar da Marcha dos Legislativos Municipais que será realizada de 24 a 27 de agosto. “A marcha é uma mobilização nacional promovida pela UVB pela defesa do municipalismo e pelo fortalecimento do Poder Legislativo Municipal brasileiro”.
Questionado sobre alguns assuntos relevantes para a categoria, o presidente da UVB disse ser contrário a aprovação de mais recursos para o Fundo Eleitoral, segundo ele é um volume muito alto (cerca de R$ 6 bilhões). “Os vereadores precisam lutar por um novo pacto federativo, e estes recursos, mais as emendas parlamentares, deveriam voltar para os municípios neste novo pacto”. Sobre a possibilidade de se implementar novas regras na lei eleitoral ele pediu para que os vereadores fiquem atentos e conversem com seus representantes no congresso nacional. Para ele não existe a nova e nem a velha política, o vereador pratica a boa política.
O Dr. André Castro Camillo, Advogado e Consultor Jurídico da UVB, também tirou algumas dividas dos vereadores. Para ele o importante é que todos que estão nesta nova legislatura se profissionalizem para o exercício do mandado. Ele destacou que é preciso agora estarem atentos as peças orçamentárias, a começar pelo PPA – Plano Plurianual que deverão ser avaliados em muitas câmaras até o mês de agosto. Disse que o vereador precisa colocar neste plano suas propostas de campanha. Questionado sobre os projetos que são rejeitados pelo executivo porque oneram a prefeitura, disse que os vereadores podem sim apresentar estes projetos, desde que atendam a constituição federal.
O presidente da Avevi, vereador de Corupá, Lairton Muller, fez uma avaliação muito positiva da assembleia. “Os vereadores aproveitaram a presença dos integrantes da UVB, receberam muitas orientações que estarão colocando em prática agora nos seus mandatos”. O presidente aproveitou o encontro para entregar um resumo das atividades desenvolvidas pela entidade no primeiro semestre do ano. O presidente fez a entrega das carteirinhas de associados. Nesta carteirinha constam alguns dados pessoais e vão servir de identificação do parlamentar.
O presidente da Câmara de Barra Velha Claudionir Arbigaus ao receber os representantes da UVB, entregou uma revista que mostra o potencial turístico e econômico do município. Ele provocou também um debate entre os vereadores sobre a Emenda Parlamentar Orçamentária Impositiva. Barra Velha já apresentou a proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal, as demais câmaras estarão avaliando o encaminhamento desta proposta. Ficou feliz em poder ter realizado a assembleia em Barra Velha e poder retornar a Avevi.

UVB - União dos Vereadores do Brasil