Legisladores da Grande Florianópolis recebem capacitação

Legisladores da Grande Florianópolis recebem capacitação

Vereadores e Vereadoras dos 22 municípios associados à GRANFPOLIS – Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, participaram na tarde desta quinta-feira (15), de Capacitação Legislativa promovida em parceria com a União dos Vereadores do Brasil/UVB.

A presidente da GRANFPOLIS, Cleci Veronezi, prefeita de Rancho Queimado, falou da parceria estabelecida com a UVB em recente missão a Brasília. Cleci anunciou que em sua gestão a Associação que já contava com a participação efetiva dos presidentes de Câmaras, agora está aberta aos vereadores e vereadoras da região. “Executivo e Legislativo precisam andar juntos para o crescimento dos municípios e o consequente  desenvolvimento regional”, afirmou.

Gilson Conzatti, presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), parabenizou a Associação dos Municípios pela iniciativa e a promoção da integração de gestores e legisladores. “Capacitações como esta são importantes para a vida dos municípios. Os vereadores que buscam capacitação são melhores legisladores e, desta forma, ganha a sociedade. Não importa ser situação ou oposição. O importante é o espírito público para o benefício de todos. Unir para crescer é o lema da UVB”, destacou Conzatti.

A União dos Vereadores de Santa Catarina também esteve representada no evento por meio de seu presidente Anderson Guzzatto. Na oportunidade o presidente da UVESC lembrou que a renovação nos legislativos municipais nas últimas eleições chegou a 74% em Santa Catarina. Principalmente os novos vereadores precisam destas capacitações sobre o trabalho legislativo, reforçou.

A vereadora Méri Hang, presidente da Câmara de São José, e o vereador Salésio Effting, membro do Conselho Fiscal da GRANFPOLIS, representaram os legislativos municipais na abertura do evento.

A Capacitação Legislativa esteve a cargo do Dr. André Camilo, da Assessoria Jurídica da UVB, que tratou sobre os Processos Legislativos; Funções do Vereador; Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA), entre outros.

UVB - União dos Vereadores do Brasil