As mudanças no Sistema Eleitoral Brasileiro e alguns pontos que tramita no Congresso Nacional

As mudanças no Sistema Eleitoral Brasileiro e alguns pontos que tramita no Congresso Nacional

Na manha desta quinta-feira (24) estiveram participando em uma breve participação na programação do Giro Legislativo/ Encontro Nacional de Legislativos Municipais, o Presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Estado do Maranhão ( UVCM), vereador de São Pedro dos Crentes/MA, Asaf Sobrinho e o Vereador de Encantado/RS, Diego Pretto.

Os convidados em uso da palavra  explicaram  aos parlamentares presentes alguns pontos que estão sendo debatidos no Congresso Nacional neste momento. Temas como, Distritão, Distritão Misto, Cota Feminina e candidatura avulsa.

A mudança para um sistema de voto distritão, haverá mais peso aos candidatos, no voto distrital, o peso é maior aos partidos, o problema de fragmentação partidária gera problema de ausência de base de sustentação estável para governar. É tanto partido que, para você compor uma base de 50%, você vai ter sete, oito, nove partidos nessa base, que não são homogêneos entre si.

O voto distrital misto permite superar essa questão, ele garante a representação geográfica adequada. Ou seja, todos os grupos geográficos determinados pelo distrito estarão proporcionalmente representados, ao mesmo tempo em que ele permite que figuras, que representam idéias, representam grupos profissionais, também sejam eleitos.

UVB - União dos Vereadores do Brasil