Produtos testados em animais, isso faz diferença para você?

Produtos testados em animais, isso faz diferença para você?

Na última semana um vídeo tem circulado nas redes sociais e feito muitas pessoas chorar e repensar sobre quão cruéis os testes realizados por algumas indústrias podem ser em relação aos animaizinhos indefesos que são torturados como cobaias em nome da beleza, farmácia e outros segmentos.

O coelhinho Ralfh, personagem que protagoniza a história e ganhou a voz do ator Rodrigo Santoro, acorda pela manhã e como se fosse num documentário começa narrar seu “dia de trabalho”, a cada segundo os fatos tornam-se mais angustiantes, numa narrativa perfeita e aterrorizante sobre injeções que cegam,e experimentos que machucam os animais, fica difícil de como espectador concluir o curta de apenas 3:55.

Esse assunto já foi pauta da imprensa mundial em 2013 quando um grupo de ativistas, entre eles minha esposa Sheila, resgataram cães da raça beagle do Instituto Royal, localizado em São Roque. Os 178 cãezinhos e 7 coelhos eram usados para testes da Indústria Farmacêutica, quando os ativistas entraram no local muitas situações tristes foram encontradas, animais machucados, cegos, doentes, com dor, com dentes colados, e alguns mortos.

Mas é sempre assim, quando o assunto vem à tona quem tem um coração batendo no peito manifesta indignação, acha um absurdo, concorda que é desumano tanto sofrimento para os bichinhos, mas no minuto seguinte esquecem tudo que viram e a vida volta ao normal.

Os beagles foram esquecidos, e infelizmente o Ralph também será, porque esse é o mundo hipócrita que vivemos “tem que testar em animais para o bem do ser humano” é o que eles dizem! É isso mesmo? Ou apenas é a opção menos custosa para a indústria?

Na internet existem vários sites que mostram marcas que testam e marcas que não testam seus produtos em animais, faça uma pesquisa, chega de alienação e conivência, pare de consumir essas marcas que não fazem o mínimo esforço para se adequar a outras opções de testes.

Conheça as empresas de cosméticos que testam em animais.

BYNAODEQUEIJO1 DE JULHO DE 2019VEGANO0 COMMENTS176

Você sabe dizer quantos produtos que você usa não são testados em animais? Aliás, você se preocupa com isso? Um número crescente de consumidores diz que sim. Nem todo mundo se importa, mas já é comprovado cientificamente que muitos dos animais têm consciência, sentem, respondem e entendem o que está acontecendo.

Os métodos para testar novos produtos de algumas empresas, geralmente são feitos experimentos in vitro (em laboratório) ou in vivo, ou seja, em pessoas. Forma-se uma equipe de voluntários, que usa o produto e responde a questionários (todos os testes são controlados e acompanhados por médicos).

No caso dos cosméticos, a maior parte das novas tecnologias é derivada de tecnologias já existentes e comprovadamente seguras. Assim, os testes em humanos, com acompanhamento médico, são mais confiáveis e oferecem risco baixíssimo. Financeiramente os ganhos de custos com testes em animais não se justificam. Quanto a nomenclatura, os que não são testados em animais são os cruelty free e os que não são testados e nem possuem componentes sintéticos e de origem animal são os cruelty free veganos.

Para quem não sabe a PEA (Projeto Esperança Animal) mantém uma lista atualizada de empresas que não testam em animais. Vamos conferir algumas das mais conhecidas?

Marcas Brasileiras Amigas dos Animais

Abelha RainhaAcquafloraKolossMahogany
Bio ExtratusFarmaervasVultVitaderm
Vita AEudoraEmbellezeSurya
Éh CosméticosDaveneRaccoOX
Contém 1gO BoticárioNazcaNiasi
BiodermBel ColAvoraJequiti
NaturaImpalaAmendGranado
AdcosÁgua de cheiroQuem disse Berenice

Marcas Estrangeiras Amigas dos Animais

Há também uma instituição internacional que mantém uma lista de empresas que não testam, a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals). Eles têm uma lista enorme de marcas estrangeiras que não testam em animais, porém a maioria ou quase todas é desconhecida por nós. Analisei a lista inteira e as marcas mais conhecidas são essas:

Victoria’s SecretBotanical Skin WorksCarmexDermalogica
Eco MineralsFerro CosmeticsGreen Beauty CosmeticsH2O Plus
Paul MitchellSmashboxL’anza Healing HaircareLily Organics
Nioxin Research LaboratoriesPaula’s ChoiceUrban DecayPura Botanica

Marcas Estrangeiras que TESTAM em Animais

AlmayClean & Clear (Johnson&Johnson)RedkenLux
M.A.CMary KayLacosteRevlon
La merAveenoGuerlainElizabeth Arden
CliniqueL’occitaneVeetVaseline
AvonBiothermCoppertoneDove
Estée LauderGarnierJohnson & JohnsonKerastase
Kiehl’sLancômeLa Roche PosayL’oreal
MaybellineNeutrogenaOlayPantene
ROCSebastianShiseidoVichy

Ajude a salvar todos os Ralphs que estão nesse exato momento sentindo dores em laboratórios do mundo todo.

Assistam o vídeo “Save Ralph” e crie sua própria opinião

https://www.youtube.com/watch?v=AjdMtLF0Z6w

UVB - União dos Vereadores do Brasil