Ministra Damares Alves participa do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar da UVB

Ministra Damares Alves participa do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar da UVB

Na tarde desta Quarta feira (28), a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves  esteve presente no Fórum Nacional da Mulher Parlamentar realizado pela União dos Vereadores do Brasil/UVB.

À frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) desde janeiro de 2019, Damares continua o trabalho incessante em prol dos direitos de mulheres, crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais e da família.

Em sua participação no Fórum Nacional da Mulher Parlamentar, alertou aos vereadores e vereadoras presentes sobre a importância de projetos de implantação nos municípios, como rede de proteção as mulheres, idosos, crianças e adolescente que sofrem violência Doméstica que tem crescido em meio á pandemia da Covid-19 em razão das medidas de isolamento social. 

O governo disponibiliza os canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Disque 100, o Ligue 180 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil, responsáveis por receber, ouvir e encaminhar denúncias de violações aos direitos humanos. Pelo aplicativo é possível, inclusive, enviar fotos e vídeos que, segundo Damares, já antecipam a prova do crime. Todos esses canais também estão acessíveis em Libras, para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

O Ligue 180 está disponível 24 horas por dia, todos os dias, inclusive finais de semanas e feriados, e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil. Vítimas residentes do exterior também podem utilizar o serviço, sendo que cada país tem um número de telefone correspondente, que pode ser conferido na página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

De acordo com Damares, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também trabalha para que todos os estados tenham boletim de ocorrência online para violência doméstica. A ferramenta, segundo ela, já está disponível em 14 estados.

A ministra também manifestou preocupação com a violência contra o idoso e disse que, além da violência física, nesse caso, há também a violência patrimonial. Segundo ela, há denúncias de que parentes e pessoas próximas de idosos estão utilizando procurações para fazer antecipação de herança ou venda de imóveis.

O presidente da União dos Vereadores do Brasil/UVB, Gilson Conzatti, homenageou a Ministra Damares pela sua grande atuação frente ao ministério da Mulher, da Família e dos Direitos humanos com a medalha Mulher destaque Nacional com o objetivo de valorizar os bons serviços e ações aplicadas a sociedade.

UVB - União dos Vereadores do Brasil